EISAÉ dramática a situação dos funcionários do Estaleiro Ilha S.A. (EISA), que pertence ao Grupo Synergy, do empresário German Efromovich.

Com a crise do estaleiro, os cerca de 3.000 trabalhadores estão em férias coletivas e, na data prevista para o retorno ao trabalho (30 de junho), foram informados de que a volta seria adiada.

Uma fonte próxima a Efromovich disse que o empresário estava hoje na Europa tentando finalizar a venda do estaleiro.

Os funcionários estão com o salário de junho atrasado oito dias, com o cartão-alimentação atrasado dois meses, e ainda não receberam pelas férias coletivas.

“A folha vai ser paga ainda este mês, independentemente da venda do estaleiro,” disse a fonte. “O estaleiro não vai fechar, mas não estamos negando que há uma grave crise.”

O EISA é o estaleiro com o maior número de encomendas do Brasil e, pelo menos no papel, era um dos beneficiários diretos da política de conteúdo nacional instituída pelo Governo Lula.

O maior problema do EISA foi um grande contrato com a PDVSA, a estatal venezuelana de petróleo. Em 2007, a PDVSA encomendou ao EISA 10 navios, mas deixou de honrar os pagamentos após o primeiro navio ficar pronto, em 2009. A inadimplência forçou o EISA a rescindir unilateralmente o contrato, segundo a fonte.

O EISA hoje tem uma dívida superior a 100 milhões de reais.