A Roblox — um jogo para computador, smartphone e videogame do qual provavelmente você nunca ouviu falar — acaba de fazer um IPO que a transformou numa das companhias de games mais valiosas do mundo. 

A ação da Roblox — que fez seu IPO na semana passada por meio de um ‘direct listing’ — abriu o primeiro pregão a US$ 64,50, dando a ela um valor de mercado de US$ 42 bilhões. 

Fundada em 2006, a Roblox é uma plataforma voltada a crianças e pré-adolescentes que permite aos usuários interagir entre eles, navegar pelo mapa com seus avatares e jogar milhões de games multiplayers criados pelos próprios usuários — um negócio conhecido na indústria como “social gaming”.

Os jogos vão desde enredos simples como uma competição para capturar uma bandeira e pular obstáculos até estórias baseadas em personagens como Peppa Pig e Sonic. 

Em pouco tempo, a Roblox virou uma febre: já tem mais de 160 milhões de usuários no mundo e é jogada — atenção, pedagogos! — por metade das crianças dos Estados Unidos. 

E os números não param de crescer. 

Com as crianças presas dentro de casa por causa da pandemia, os usuários ativos diários subiram 85% no ano passado — e metade deles tem menos de 13 anos. Esses ‘gamers-mirins’ gastaram mais de 30 bilhões de horas na plataforma, mais que o dobro de 2019. 

Mas apesar de faturar perto de US$ 1 bi ano passado, a Roblox ainda teve um prejuízo de US$ 252 milhões. 

O valuation do IPO implica um múltiplo de 28 vezes a receita estimada para este ano — de US$ 1,5 bi — e faz a Roblox valer mais que gigantes de games como a Electronic Arts (dona dos jogos Fifa, Madden e Battlefield, e que vale US$ 37 bi); que a Take-Two (dos clássicos GTA e Red Dead Redemption; US$ 19 bi); Ubisoft (Far Cry e Assassin’s Creed; US$ 8 bi); e a Square-Enix (Final Fantasy, Avengers e Tomb Raider; US$ 6,6 bi).  

A empresa só fica atrás da Activision (Call of Duty e Candy Crush; US$ 72 bi) e do Nintendo, que dispensa apresentações e vale US$ 66 bi na Bolsa. 

A jogada de mestre da Roblox foi criar o Roblox Studio, uma ferramenta que permite que os próprios usuários criem novos jogos dentro da plataforma, ganhando dinheiro com isso. 

Ano passado, a Roblox pagou mais de US$ 320 milhões a esses desenvolvedores, que em alguns casos chegam a ganhar centenas de milhares de dólares por ano. 

O modelo permite à Roblox ter margens significativamente maiores por jogo do que as empresas de games tradicionais, que gastam fortunas para desenvolver franquias vencedoras como Assassin’s Creed e Call of Duty. 

A Roblox fica com 70% de toda a receita gerada dentro dos jogos que os desenvolvedores criam, apesar de não gastar um centavo com a criação. A receita vem da compra dos chamados Robux (a moeda virtual que permite comprar itens dentro do jogo) e de uma assinatura premium que dá benefícios aos jogadores. 

Ao mesmo tempo, o modelo também cria um efeito de rede: os novos jogos atraem mais usuários para a plataforma — já que os próprios desenvolvedores se tornam divulgadores de seus jogos — que podem se tornar também desenvolvedores, alimentando o ciclo virtuoso. 

Desde o IPO, a ação da Roblox já subiu 12%.