Os resultados do PISA divulgados semana passada não mentem: a educação brasileira pede socorro.
 
Além de estarmos entre os países mais mal colocados na prova, sequer há claros sinais de melhora. O resultado, alarmante, deveria ser motivo de indignação e mobilização numa sociedade que priorizasse de fato a educação.
 
Há um enorme fosso separando jovens que moram na mesma cidade.
 
Wesley mora na Lagoa da Paz, Zona Sul de São Paulo, a exatos 12,5 km da Faria Lima. Há muito a “lagoa” se foi, e a “paz” é interrompida diariamente pelos conflitos do tráfico. Wesley cursa o primeiro ano do Ensino Médio e frequenta a escola estadual do bairro. Mantidas as estatísticas de hoje, dos 180 alunos da sua turma, cerca de 60 desistirão de estudar e não concluirão o Ensino Médio. Dos 120 que chegarem até o final, não mais do que 8 frequentarão uma universidade.
 
Já Rodrigo mora nos Jardins, um bairro de alta renda da Zona Oeste de São Paulo. Ele frequenta um dos melhores colégios particulares da região. A taxa de evasão na sua turma é praticamente zero. De cada 100 alunos que concluírem o Ensino Médio na sua escola, 98 entrarão em uma universidade nos dois anos seguintes à formatura.

Segundo os dados do PISA e um recorte feito pelo IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), a escola de Rodrigo provavelmente estaria na 5ª posição em leitura comparado aos 79 países que participam da prova. Assumindo que a escola do Wesley representasse a média das escolas brasileiras (o que não é o caso, é ainda pior), ela estaria no 65º lugar entre os países avaliados. Uma das maiores disparidades verificadas entre todas as nações do programa.
 
Como resultado dessas realidades tão desiguais, Rodrigo e seus colegas ganharão, em média, 6 vezes mais do que o Wesley e sua turma aos 25 anos. 
 
E a chance do Wesley morrer antes dos 25 anos é 26 vezes maior que a do Rodrigo.
 
Rodrigo é um ganhador na “loteria do CEP”: nasceu no ‘lugar certo’, cresceu em uma família com recursos, foi para uma escola com infraestrutura e os melhores professores.  
 
Wesley não teve a mesma sorte. 
 
Se nada for feito, o fosso socioeconômico entre Wesley e Rodrigo só tenderá a crescer. O resultado disso é conhecido. Sem uma população educada, comprometemos o crescimento sustentável do país, temos aumento da violência, menor distribuição de renda e maior insegurança institucional.  Os casos que estamos vendo na América Latina são sintomáticos desse cenário.
 
Uma Solução  
 
O caminho para quebrar esse ciclo de perpetuação da pobreza e desigualdade passa por uma educação pública de melhor qualidade.  Há 15 anos, fundamos a Parceiros da Educação justamente com esse objetivo.
 
Nosso programa promove a parceria da sociedade civil (pessoas físicas e jurídicas) com escolas públicas. Com o apoio financeiro e envolvimento do parceiro, aplicamos nossa metodologia focando na gestão, formação de professores, programas de reforço e recuperação, inserção da escola na comunidade e apoio às demandas específicas de cada escola. Tudo dentro de um plano de ação discutido e aprovado junto ao diretor da escola e o parceiro. 
 
Já foram mais de 400 escolas parceiras ao longo desses anos. Medimos anualmente nosso impacto e, em média, melhoramos em 35% os índices educacionais IDESP das escolas nos primeiros quatro anos.  Hoje estamos presentes em mais de 220 escolas públicas em todo o estado de São Paulo, impactando o futuro de 90 mil alunos da rede pública. 
Contudo, ainda somos uma gota nesse oceano de escolas. Só a rede estadual tem mais de 5.100 escolas, com 190 mil professores atendendo 3,4 milhões de alunos.  É um desafio enorme para o estado gerir uma organização desse tamanho!
 
A boa notícia é que temos hoje uma equipe de ponta na liderança da Secretaria Estadual.  Em menos de um ano, o time implantou diversos programas que impactarão significativamente a educação do estado.
 
Em conjunto com esse time e com o apoio do nosso Conselho, desenvolvemos um modelo para ampliar significativamente o número de escolas parceiras. Nosso objetivo: chegar a mais de 600 escolas nos próximos três anos, impactando a vida de aproximadamente 500 mil alunos nas regiões mais vulneráveis de São Paulo!
 
É um projeto ambicioso que demanda o envolvimento maior da sociedade civil.
 
O novo modelo concentra as parcerias com escolas de uma mesma região, com um apoio à diretoria regional. Com isso, ganhamos eficiência logística, o que nos possibilita ampliar o número de escolas com o mesmo investimento.
 
Com esse objetivo, dividimos as intervenções em duas partes:

• A Parceiros da Educação, com o apoio de um Parceiro Master, passará a financiar as intervenções de natureza pedagógica, como formação de professores, programas de reforço e capacitação profissional dos alunos para todas as escolas de determinada região.
 
• Em paralelo, cada escola terá o seu Parceiro Empreendedor que, com um investimento de apenas R$ 5 mil por mês, irá apoiar as demandas específicas de cada escola, como aquisição de material escolar, manutenção do laboratório de informática, pequenas reformas ou visitas culturais. A atuação do Parceiro Empreendedor é que garante o engajamento da escola ao programa, pilar fundamental para o sucesso da parceria.
 

Já identificamos esse Parceiro Master para o primeiro grupo de 120 escolas da Zona Sul de São Paulo – justamente aonde está localizada a escola do Wesley. Estamos, agora, buscando novos Parceiros Empreendedores que, repito, com um investimento de R$ 5 mil/mês, participem do programa que mudará a vida de milhares de jovens. 
 
Além do aporte financeiro, o Parceiro Empreendedor acompanhará a implementação do Plano de Ação na escola, com todo o suporte do time da Parceiros da Educação.  Ele passará, portanto, a entender muito melhor a realidade das escolas públicas, podendo participar de forma mais efetiva e qualificada do debate da educação pública no País.
 
O Brasil já resolveu o problema da inflação e recentemente deu rumo à questão fiscal.

 
O grande desafio que nos resta é a educação. A sociedade civil precisa se mobilizar.  Não há outra saída.
 
Jair Ribeiro é fundador e presidente da ONG Parceiros da Educação, membro do Conselho do Todos pela Educação e integrante do comitê de gestão da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Passou os últimos três meses como visiting scholar da faculdade de educação da Universidade de Stanford. 
 
Para conhecer mais sobre o programa entre em contato no site  www.parceirosdaeducacao.org.br.