Um número recorde de gestores e analistas de investimento brasileiros deve comparecer à assembleia de acionistas da Berkshire Hathaway, a companhia de investimentos de Warren Buffett, no dia 2 de maio.

Este ano, a peregrinação à sede da empresa em Omaha, no Estado do Nebraska, é carregada de simbolismo: esta será a 50a assembleia anual da Berkshire.Warren Buffett 

O evento tem até um mote: “50 Years of a Profitable Partnership” (50 anos de uma parceria lucrativa).

No total, mais de 30 analistas das seguintes gestoras (por ordem alfabética) estão indo: ARX, Atmos, BTG Pactual, Dynamo, Gávea, Investidor Profissional, Lanx Capital, M Square, Moat Capital, Nebraska, Opportunity, Pacífico, Studio e Tarpon.

A Nebraska, gestora de Porto Alegre cujo nome é uma homenagem à sede da Berkshire, convidou clientes, amigos e familiares — cada um pagando sua parte — e teve cerca de 60 adesões. Este é o sexto ano consecutivo que os sócios da Nebraska vão ao evento.

Uma passagem aérea São Paulo-Omaha (via Chicago ou Dallas) sai por 1.800 reais, e um hotel Marriott básico na cidade gira em torno de 800 reais por dia — mas, como toda essa turma vive (literalmente) de comprar ações baratas na Bolsa, é muito provável que tenham achado algo mais em conta.

A reunião anual de acionistas da Berkshire é um Woodstock para gestores de ações que seguem o ‘value investing’ — a filosofia de investimento fundada por Benjamin Graham.

Depois de ter perdido boa parte de seu patrimônio durante a Grande Depressão, Graham se interessou em criar um método de selecionar empresas que protegesse o investidor durante os mercados em baixa e desse retornos consistentes ao longo do tempo.

Charlie Munger Graham foi um dos primeiros a dizer claramente que o ‘valor’ de uma empresa muitas vezes é diferente de seu ‘preço’. Escreveu dois grandes livros sobre o assunto — “Security Analysis” e “The Intelligent Investor” — e foi professor e mentor de Buffett, o investidor em Bolsa que mais teve sucesso no pós-Guerra.

A programação em Omaha começa na quinta-feira, com uma conferência de value investing — um evento paralelo à assembleia. Na sexta, a Universidade Columbia costuma organizar um jantar, frequentado por gestores como Bill Ackman, Mario Gabelli e Tom Russo.

No sábado, o homem conhecido como o ‘Oráculo de Omaha’ e seu sócio de décadas, Charlie Munger, hoje com 91 anos, interagem com o público num grande ginásio esportivo e respondem a perguntas de 9:30 às 15:30 hs, cunhando frases quase universalmente aceitas como cápsulas de bom senso e experiência.

A Berskshire tem participações relevantes em empresas listadas como a Coca-Cola, American Express, IBM e o banco Wells Fargo, e é dona de 100% de empresas como a ferrovia Burlington Northern Santa Fe (BNSF), a seguradora GEICO (a maior em automóveis nos EUA) — aém de ser sócia dos brasileiros da 3G Capital na Heinz, que recentemente anunciou a compra da Kraft.