Fernando Chacon, o diretor-executivo de marketing do Itaú nos últimos 10 anos, está deixando o banco. 

A informação saiu primeiro no Meio & Mensagem, veículo de referência do mercado publicitário.

Chacon, que começou sua carreira na Credicard, está no Itaú há 22 anos. Seu cargo abrange áreas como relações com governo, sustentabilidade, comunicação corporativa e microcrédito. Seu último dia será 30 de abril.

Ele foi brevemente CEO da Rede, a credenciadora de cartões do Itaú, de 2016 até o fim de 2017, quando passou o bastão para Marcos Magalhães. 

Fontes internas disseram ao Brazil Journal que, ao voltar para o banco, Chacon já havia adotado um outro ritmo e queria se livrar da pressão do mundo corporativo.

Segundo o Meio & Mensagem, a área será restruturada.  Das duas diretorias de marketing, uma continua sendo ocupada por Eduardo Tracanella (diretor de marketing institucional e atacado) e a outra será assumida, em maio, por Guilhermo Bressane, hoje diretor de negócios do Google. Bressane será responsável por marketing de negócios de varejo.  

“Apesar de os nomes darem impressão de que terão responsabilidades distintas, eles atuarão numa relação muito próxima, envolvendo questões como design, canais digitais, patrocínios e mídia. Ambos serão efetivamente responsáveis pelo marketing do Itaú e a minha função executiva não será reposta”, Chacon disse ao M&M.

Ainda segundo o site, Tracanella e Bressane se reportarão ao comitê executivo do banco, que continuará sendo atendido pelas agências Africa e DPZ&T. Luciana Nicola, que até então cuidava com Chacon das áreas de sustentabilidade e relações institucionais também se reportará a esse comitê. 

Leandro Modé, responsável pela comunicação corporativa, acumulará relações com governo e se reportará a uma diretoria executiva ligada ao Jurídico e Ouvidoria.