Uma troca de email entre o controlador do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, e o presidente da Andrade Gutierrez, Sergio Andrade, sugere que os sócios brasileiros da Oi sabiam a respeito do investimento de 900 milhões de euros da Oi em papéis do Grupo Espírito Santo, que quebrou mês passado.

Num dos emails, de 8 de julho deste ano, vazado ao jornal português Expresso, Salgado diz a Andrade que foi “surpreendido” pela reação dos sócios brasileiros, que renunciaram ao conselho da Portugal Telecom após descobrir que a PT havia comprado os papéis da RioForte, a cambaleante empresa do Grupo Espírito Santo (GES).

Diz Salgado, no email endereçado ao brasileiro: “Caro Sérgio, estou surpreendido com a situação porque certamente que o Sérgio se lembra de que o GES teria uma contrapartida equivalente ao benefício das holdings privadas brasileiras no aumento de capital”.

As ‘holdings privadas’ a que Salgado se refere são a AG Telecom — da Andrade Gutierrez, que Andrade preside — e a La Fonte, empresa da família Jereissati, ambas sócias da PT na Oi.

O ‘benefício’ é a zeragem da dívida de ambas as holdings junto ao BNDES, o que só foi conseguido

graças ao controverso aumento de capital da Oi

, que alguns acionistas tentaram barrar alegando ‘benefício particular’ dos controladores.

No email, Salgado sugere que houve uma troca de favores entre o Espirito Santo, que tinha forte ascendência sobre a PT, e os controladores da Oi no Brasil.

É impossível determinar a veracidade do que diz Salgado, até porque sua reputação em Portugal hoje em dia vale menos que as ações do BES.  No início do mês, o próprio Expresso noticiou que Salgado enviou uma carta à estatal venezuelana PDVSA, em junho, garantindo que a empresa não perderia seu investimento de 800 milhões de euros em papéis do BES. A administração do banco não foi informada sobre esta ‘carta de conforto’, e agora a dívida entrou na longa lista de tormentos do banco português.

De qualquer forma, Andrade não mordeu a isca. Cerca de 12 horas depois, ele respondeu: “Creio que seu e-mail faz referência a um mal entendido, pois os aportes de capital que foram realizados na cadeia societária da Telemar [Oi] foram feitos, exclusivamente com base em interesses legítimos das partes”.

O ‘veneno’ está na edição deste fim de semana do Expresso, que aventa a possibilidade de Salgado ter ‘plantado’ o email para ‘incriminar’ os brasileiros.