O Carrefour anunciou hoje uma troca de comando na operação brasileira, que está no processo de deslistagem da Bolsa.
O atual CEO, Stéphane Maquaire, deixará o cargo na semana que vem, e será substituído pelo atual COO, o argentino Pablo Lorenzo.
Lorenzo — um veterano que começou na empresa como estagiário há 30 anos — será também o CEO da América Latina.
Depois de dois anos na Argentina e quatro no Brasil, Stéphane está voltando para a Europa para se tornar CEO de outra companhia francesa.
Pablo é apenas o segundo sul-americano a assumir um posto tradicionalmente ocupado por franceses — o brasileiro Luiz Fazzio havia sido CEO Latam da empresa entre 2010 e 2013.
Há dois anos morando no País, no cargo de COO Pablo teve como principal missão a integração das marcas Atacadão e Carrefour — e deve mantê-la no cargo novo.
Cerca de 70% do faturamento do Carrefour vem do Atacadão, e o grupo tem trabalhado para incorporar as ferramentas da bandeira atacadista, que são mais simples, nas operações de suas demais marcas.
“Pablo Lorenzo é um dos principais gestores do grupo. Liderou com sucesso a reestruturação de nossas operações na Argentina, supervisionou a integração operacional do Grupo BIG ao lado de Stéphane Maquaire e vem liderando a retomada comercial do Carrefour Brasil nos últimos dezoito meses,” disse Alexandre Bompard, o CEO global da varejista.
O Carrefour tem cerca de 1.000 pontos de venda no Brasil, sendo 383 lojas do Atacadão, 280 do Carrefour (entre Express, supermercados e hipermercados) e 58 Sam’s Clubs, além de postos de combustíveis e drogarias.