O Carrefour e o Publicis, a gigante francesa da publicidade, anunciaram uma joint venture para explorar negócios no mercado de retail media – a mídia nas lojas físicas e principalmente online das redes de varejo.

O Carrefour terá 51% da JV, que vai atuar na Europa Continental, na Argentina e no Brasil a partir do primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com as empresas, esse é o nicho do mercado publicitário que mais cresce no momento.

Retail media consiste nos anúncios colocados nos canais de venda dos varejistas, tirando proveito da enorme base de informações que eles têm sobre os consumidores.

Um estudo do BCG em parceria com o Google estimou que o retail media deverá crescer 25% ao ano até alcançar US$ 100 bilhões em 2026; naquele ponto, o retail media representará um quarto dos gastos totais em mídia digital.

Nos próximos três anos, os investimentos em mídia nesses canais deverão ultrapassar o total gasto com a televisão. Na Europa, o faturamento deve atingir € 5 bilhões até 2026.

Com a parceria, Carrefour e Publicis querem potencializar a conexão dos anunciantes com os consumidores criando estratégias de marketing mais assertivas.

No ano passado, o varejista francês lançou o Carrefour Links, uma plataforma de anúncios digitais que já conta com 300 marcas anunciantes. A base de dados possui informações de 80 milhões de consumidores e 80 bilhões de transações em todo o mundo. A Publicis já havia desenvolvido uma plataforma similar para um cliente americano do setor de supermercados.

“Sabemos que dados têm um potencial enorme,” o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, disse num comunicado. “No ano passado, criamos o Carrefour Links. Agora vamos criar uma aliança com um especialista nessa indústria. Nossa transformação digital assume uma nova dimensão e nos permite acessar um mercado novo e em expansão.”

O CEO do Publicis, Arthur Sadoun, disse que até o momento a fragmentação em diversos competidores impediu que as marcas tirassem proveito dos canais de retail media.

“Ao lado do Carrefour, poderemos prover aos clientes um grande conhecimento dos compradores e acesso direto aos estoques premium, aqueles que geram as maiores taxas de conversão e rentabilidade para os anunciantes.”

No ano passado, o Publicis comprou duas empresas de mídia digital que ajudarão no desenvolvimento da nova plataforma: a australiana CitrusAd e a americana Epsilon, especializada em enriquecimento de dados, o que ajuda a aumentar o insights sobre os consumidores.