Cerca de dois anos após ter sido contratado como vice-presidente comercial do Carrefour no Brasil, Antonio Ramatis foi demitido semana passada.
 
A demissão — que acontece no momento em que o Carrefour prepara para listar suas ações na Bolsa —  foi noticiada com exclusividade pela repórter Adriana Mattos, que cobre o setor de varejo no Valor Econômico.
 
Segundo Mattos, Ramatis — indicado para a função por Abilio Diniz, dono de 12% da companhia — teria sido dispensado “porque não estava ‘alinhado’ com as ideias e o estilo de gestão dos franceses.”  Ele continua como consultor da Península, o family office de Abilio, para o qual trabalha desde 2013, quando renunciou ao comando da Via Varejo em meio à briga societária entre Casino e Abilio.
 
No ano passado, Ramatis chegou a ser cotado para ocupar o comando do Carrefour Brasil, no que foi amplamente interpretado como uma expansão do poder de Abilio dentro da companhia.
 
O Carrefour disse ao Valor que Ramatis deixou a companhia ‘em comum acordo’.
 
Com a desistência da XP em abrir seu capital, o IPO do Carrefour deve ser a maior operação do ano.  Os bancos coordenadores são JP Morgan, Merrill Lynch, Itaú BBA e Goldman Sachs.