Com 84 anos e 63 como empresário, José Isaac Peres, fundador e controlador da Multiplan, é um dos principais desenvolvedores de shoppings do País. Conhecido por transformar áreas inóspitas em vetores de desenvolvimento urbano, ele levou a Multiplan a se tornar a companhia de shoppings mais valiosa do País.

Mas, quando começou, acredita que “tinha tudo para dar errado”. “Em cinco anos, acumulei uma dívida de 90% do meu patrimônio, num período em que a inflação era altíssima. Pensei que ia quebrar”, contou a Nilton Bonder neste episódio do The Business of Life.

Peres diz que só conseguiu sair dessa situação ao montar um projeto para vender participações da empresa a fundos de pensão: vendeu cerca de dois terços do que tinha e zerou sua dívida. “Aí voltei a respirar.”

Economista de formação, o carioca montou sua primeira empresa, a Veplan, aos 22 anos, no segundo ano da faculdade. Construiu um dos primeiros shoppings estruturados do Brasil, o Ibirapuera, em São Paulo, em 1975. No mesmo ano, decidiu vender sua parte na Veplan e fundar a Multiplan. 

“Deixei a Veplan porque tínhamos comprado um banco. Meus sócios eram filhos de banqueiros e achavam que esse era o negócio deles, mas eu achava que o banco iria quebrar a empresa e decidi me separar.” 

Nos primeiros anos de Multiplan, ele fez cinco shoppings, em cinco cidades diferentes. A primeira unidade da rede foi o BH Shopping, em 1979, na região do Belvedere, que era pouco desenvolvida na época. Contrariando as expectativas, a iniciativa se mostrou acertada e a área, hoje, é uma das mais valorizadas da capital mineira.

Em seguida, vieram o RibeirãoShopping (Ribeirão Preto), o Barra Shopping (Rio de Janeiro), o MorumbiShopping (São Paulo), e o ParkShopping (Brasília). 

Até hoje, a Multiplan desenvolveu 21 shoppings – incluindo um em Portugal, que foi vendido – e dois complexos de edifícios corporativos.

“Quando tudo parece que vai dar errado, sou forçado a mudar, sou desviado para um lugar melhor,” acredita. “Muitos sócios meus quebraram, eu não quebrei, apesar de termos passado por muitas tempestades, como estamos passando agora no Brasil.”

No ano passado, Peres deixou o comando da Multiplan e passou a presidência ao filho Eduardo. Mas diz que ainda quer fazer mais e superar as expectativas. “Meu ser se identifica com fazer. Sou um empreendedor e adoro fazer as pessoas felizes. Isso é o motor da minha vida.”

Também disponível em Podcast, ouça: