O BuzzFeed acaba de anunciar que tem planos de ir para a Bolsa por meio da fusão com um SPAC. 

A intenção do site de notícias — conhecido por seus quizzes e matérias ‘pops’ — é se fundir com o 890 Fifth Avenue Partners, um SPAC fundado pelo investidor Adam Rothstein e cujo nome faz referência à sede dos super heróis do quadrinho Vingadores, da Marvel.

Fundado há 15 anos, o BuzzFeed nasceu da cabeça de Jonah Peretti, um ex-professor de ensino fundamental que transformou sua afinidade por vídeos virais na internet numa das carreiras de maior sucesso da mídia digital. 

Em 2005, ele ajudou a fundar o HuffPost junto com Arianna Huffington e, um ano depois, começou a trabalhar na criação do BuzzFeed — que nasceu num pequeno coworking em Chinatown. 

Em novembro, o Buzzfeed adquiriu o site HuffPost, que antes pertencia à Verizon Media.

Parte do interesse em se tornar uma empresa listada é ter capital para comprar outros concorrentes. Segundo o The Information, o BuzzFeed tem planos de comprar a Complex Networks, um site especializado em streetwear, música e cultura pop. 

A estratégia é ganhar mais escala para conseguir competir pelos anúncios digitais com as Big Tech (Google, Amazon e Facebook). 

Não será fácil. Essas empresas já dominam quase 90% das verbas de publicidade digital — e só no ano passado, ganharam 10 pontos de share. 

O BuzzFeed —  que vai negociar com o ticker BZFD — fatura cerca de US$ 300 milhões por ano e, segundo o The Wall Street Journal, deu lucro no ano passado pela primeira vez desde 2014, em grande parte por um corte brutal de custos. 

A empresa cortou mais de US$ 30 milhões em despesas com a demissão de centenas de funcionários. 

O BuzzFeed não é a primeira empresa de mídia que viu nos SPACs uma porta de entrada para a Bolsa. 

Grupos como a Vox Media e a Vice Media também têm conversado com essas empresas de “cheque em branco” para seguir um caminho que tem se tornado cada vez mais popular no último ano.