Um lote grande de ações do Banco BTG Pactual foi negociado nesta quarta-feira, horas depois da Eneva (a antiga MPX de Eike Batista) pedir recuperação judicial.

10066 480c5028 caa5 0008 0bd4 b4b0861863c8O BTG Pactual tem cerca de 860 milhões de reais de créditos a receber da empresa, pouco mais do que o lucro líquido do banco no último trimestre. A declaração de recuperação judicial obriga as instituições financeiras credoras a provisionar a dívida imediatamente, independentemente das garantias que possam vir a ter. A Eneva tem um passivo com bancos de 2,15 bilhões de reais.

Por volta de 15:30 horas, um investidor vendeu 5,6 milhões de ações do BTG a 26,65 reais, queda de 3,8%. Outros investidores aderiram ao leilão, e o volume negociado no dia passou de 8 milhões de ações. Para se ter uma ideia do que isto representa, a média diária de negociação do BTG é de apenas 1 milhão de ações. O papel fechou em queda de 3%.

“Nesse momento, está tudo contra o banco,” disse um gestor. “A atividade de banco de investimento está muito fraca por causa da economia, e o private equity está cheio de problemas.”

Várias empresas investidas pelo private equity do BTG precisaram ou precisam de novas injeções de capital — incluindo a Brasil Pharma, a Estre Ambiental e o Banco Pan (antigo Panamericano) — num momento em que os mercados de dívida e de equity se encontram fechados.

O BTG controla ou tem participações minoritárias em 31 empresas de 13 setores, algumas com capital próprio, outras gerindo fundos de terceiros. Carlos Fonseca, o chefe da área de private equity do banco, já foi chamado na imprensa de “o homem de R$ 30 bilhões”, uma referência ao valor investido pelo banco nessas participações.

O BTG — onde reina uma cultura empresarial em que os executivos se sentem donos do negócio — tem feito esforços para se diversificar e garantir fluxos de receitas mais estáveis.

Em julho deste ano, o BTG comprou a BSI, uma gestora de recursos suíça, por 1,5 bilhão de francos suíços. A aquisição dobrou os ativos sob gestão do BTG para mais de 200 bilhões de dólares, dando ao banco uma receita relativamente estável em comissões e taxas de administração de fundos, bem como a oportunidade de vender seus produtos para novos clientes.

Ainda assim, o resultado do banco continua dependendo fortemente da robustez do mercado de capitais brasileiro, do sucesso de seus investimentos ilíquidos e ganhos de tesouraria.

Apesar de ser muito mais um banco de investimentos do que um banco de varejo, historicamente as ações do BTG performaram em linha com os outros bancos, mas se descolaram dos dois maiores — Itaú e Bradesco — no fim de outubro. “Depois da reeleição da Dilma, ficou claro que o mercado de capitais ainda vai ficar ruim por um bom tempo,” o que deprime os resultados do banco, disse um outro gestor.

No ano, a ação do BTG cai 2,5% enquanto Bradesco e Itaú sobem mais de 20% cada.