A United está prestes a fechar parceria com a Avianca, num acordo que dará fôlego para que a companhia colombiana reduza seu endividamento e pode fortalecer as perspectivas de fusão com a Avianca Brasil.

Segundo o The Wall Street Journal, que deu a notícia agora há pouco, a United vai emprestar dinheiro ao empresário German Efromovich, o controlador da Avianca, e os recursos serão usados para pagar uma dívida de German com o Elliott Associates, um fundo que investe em empresas em dificuldade. As ações de Efromovich – que é dono de metade da Avianca – serão dadas como garantia ao empréstimo.

Não está claro se e quando o empréstimo pode virar equity na Avianca. O WSJ disse que o anúncio oficial pode ser feito ainda hoje. As ações da Avianca subiram 6% em Nova York. 

O acordo envolve ainda a Copa Airlines, que vai integrar os serviços e coordenar preços e calendários das três companhias entre Estados Unidos e América Latina.

O WSJ não deixa claro se as negociações envolvem de alguma forma a Avianca Brasil, mas uma fusão entre as duas companhias vem sendo aventada há anos.

O acordo entre a United e a Avianca demorou mais de dois anos para sair do papel. Em 2016, a empresa colombiana contratou bancos para encontrar um novo sócio, recebeu ofertas da Copa e da United – e optou por seguir as negociações com esta última porque Efromovich não estava disposto a abrir mão do controle.

Um sócio de Efromovich na Colômbia bloqueou o acordo alegando que ele era vantajoso apenas para Efromovich, e a Avianca recorreu. O processo foi abandonado no ano passado. 

Desde então, a United e a Avianca continuaram a discutir uma parceria.