Hoje, o brasileiro vê a renda fixa como uma de suas principais escolhas na hora de investir.

Dados da Anbima mostram que o investimento em renda fixa representa 61,3% da carteira dos investidores. E é de olho nisso que a corretora Avenue acaba de lançar o chamado fundo Money Market, um novo produto de renda fixa em dólar para investidores brasileiros.

Os Money Market Funds são um produto pertencente à categoria de renda fixa focados em títulos de qualidade com vencimento no curto prazo, principalmente do governo americano.

“São fundos de liquidez. É um veículo que investe em instrumentos extremamente líquidos, de curto prazo, como títulos de governo americano de curto prazo, CDBs de empresa e commercial paper,” disse Alexandre Artmann, chefe de operações da Avenue.

Com isso, se tornam uma alternativa à reserva de emergência em dólar. Segundo a Avenue, o objetivo é posicionar este produto: um valor de entrada baixo e sem custos para aplicação ou retirada. “Fora dinheiro em espécie, é um dos produtos mais conservadores no mercado de investimentos,” explica o executivo.

Como funcionam os Money Market Funds?

Os Money Markets contam com uma entrada facilitada e não têm corretagem.

O investimento nesse produto, pela Avenue, pode ser feito a partir de US$ 1 mil e seu prazo de liquidez é D+2. Disponível desde 28 de agosto, todos os clientes da plataforma poderão acessá-lo.

Para investir no fundo de renda fixa em dólar, é preciso abrir o app da Avenue e, no menu de investimentos, selecionar ‘Fundos’ e aplicar o filtro para os Money Markets. Com isso, o investidor pode escolher o melhor caminho para a sua aplicação.

É importante, porém, entender como cada fundo Money Market funciona. Artmann explica que eles não rendem igualmente, já que variam de gestor para gestor.

“Esses fundos investem em instrumentos do governo americano, assim como papéis em empresas com o rating mais elevado, mais sólidas, com um pouco mais de retorno que títulos do governo. Cada gestora segue um caminho,” diz.

“Por isso que não rendem a mesma coisa. É um mix de produtos que dependem do gestor. Alguns são mais agressivos, investindo mais em instrumentos de empresas, outros são mais conservadores e investem mais em títulos do governo. Esses fundos também podem carregar parte da posição deles em caixa também. Essa composição é que vai diferenciar uma gestora da outra com esses investimentos.”

Vale a pena investir em Money Market Funds?

Para a Avenue, o momento seria favorável para investimentos do tipo tendo em vista as elevadas taxas de juros nos Estados Unidos.

E, ao contrário do que muitos imaginam, são fundos que geram bons ganhos. “Há um mito de que esses fundos rendem menos. Hoje em dia, isso não é verdade. A curva de juros está invertida. Os títulos de curto prazo podem gerar ganhos, quando anualizamos, mais do que os de longo prazo,” disse Artmann.

Como os fundos Money Market geralmente são menos voláteis, se tornam também uma opção muito relevante para o cliente que mandou dinheiro para fora, para o que está carregando uma posição em dinheiro e quer se proteger de uma inflação ou, ainda, para aquele investidor vai fazer uma viagem de curto prazo e quer receber uma remuneração.

“Muitas pessoas carregam posições em caixa, em dinheiro, e esse fundo é interessante para esses investidores. É um instrumento menos volátil e pode ser uma boa alternativa para o portfólio. Investidores podem ter 10% ou 15% em caixa e esses fundos de liquidez podem ser úteis e uma opção conservadora que permite a diversificação de portfólio,” disse o executivo.

Segundo Artmann, esse tipo de investimento pode atender qualquer tipo de público:  desde o cliente mais sofisticado – como o Warren Buffett, que carrega uma posição enorme do fundo dele em caixa – até o pequeno, que tem dificuldade de alocar em algo mais robusto.

“Com tudo que aconteceu nos EUA com a curva de juros, são fundos que ganharam um atrativo. Os Money Market Funds chegam em um momento único para a categoria de renda fixa,” disse Artmann.

A Avenue Securities LLC é membro da FINRA e da SIPC. Oferta de serviços intermediada por Avenue Securities DTVM.

Veja todos os avisos importantes sobre investimento aqui.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir