A BR Malls acaba de vender sua participação no São Conrado Fashion Mall, um shopping classe A no Rio, por 175 milhões de reais.

A BR Malls ficou dona do Fashion Mall em 2007, quando comprou quatro shoppings do grupo In Mont.

VEJA Mercados antecipou, em abril, que o shopping estava à venda.  Corretores dizem que nos últimos anos o shopping perdeu público para os concorrentes da Barra e sofre com a falta de espaço para expansão.

O comprador foi a Saphyr, empresa de shopping centers de Paulo Stewart, cujo pai, Donald, foi um dos precursores do negócio de shopping centers no Brasil com o Conjunto Nacional de Brasília e o Norte Shopping, no Rio. Donald Stewart era sócio de Paul Matheson na ECISA, que anos depois se tornou o embrião do que é hoje a BR Malls.

Corretores estimam que o Fashion Mall tenha vendas de 250 milhões de reais por ano. Assumindo uma receita de aluguel de 5% sobre as vendas, o múltiplo pago foi de 14 vezes, ou uma taxa de retorno de 7% ao ano, mais inflação. Para efeito de comparação, um investimento num título do governo de longo prazo corrigido pela inflação (NTN-B 2050) rende hoje 5,7% ao ano, mais inflação.

O Fashion Mall passa a ser o décimo primeiro shopping no portfólio da Saphyr, que deve reposicionar o shopping para aumentar a renda. A empresa tem outros dois shoppings em construção.