A concorrência está ficando pesada.ben_bernanke004_16x9

O ex-chairman do Federal Reserve Board americano, Ben Bernanke, estreou hoje um blog no site do Brookings Institution, um dos mais antigos e influentes think tanks de Washington.

Para uns, Bernanke, que comandou o Fed entre fevereiro de 2006 e janeiro de 2014, foi o banqueiro de sangue frio que fez o que tinha que ser feito quando o sistema financeiro global implodiu em 2007.

Apelidado de “Helicopter Ben” por sua disposição de jogar dinheiro de helicóptero se isto fosse necessário para reativar a economia, Bernanke baixou os juros para zero e rodou a maquininha de imprimir dinheiro como um DJ numa festa rave. O balanço do Fed começou sua gestão em 860 bilhões de dólares e terminou em 4,1 trilhões. (Hoje, é de 4,5 tri.)

Para outros, Bernanke foi um irresponsável que deveria ser julgado por crimes contra a economia mundial. Estes críticos afirmam que Bernanke encomendou a próxima giga bolha financeira ao criar este ‘dinheiro de graça’, e que o Fed e o Tesouro americano violaram uma regra cardinal do capitalismo ao não permitir que certos bancos — vocês sabem quem — quebrassem.

Ninguém deve esperar do blogueiro Bernanke a honestidade crítica de um Mansueto de Almeida. Nas palavras de um repórter que cobre o Fed, Bernanke começou seu blog ‘defendendo uma velha ideia numa nova plataforma’.  Qual ideia? A de que as taxas de juros baixas que o mundo tem hoje “não são uma aberração momentânea, mas parte de uma tendência de longo prazo.” (Shocker: Paul Krugman, no The New York Times, já elogiou o blog hoje de manhã.)

Em seu primeiro post, Bernanke escreveu, “Agora eu sou um ‘civil’ de novo, e posso mais uma vez comentar sobre assuntos econômicos e e financeiros sem que minhas palavras fiquem sob o microscópio dos Fed watchers.

Talvez ele desconsidere que sua gestão ficará para sempre sob o microscópio da História.

bernanke-balance-sheet