10817 c7e28919 ccbe efc6 cc29 dfcb3c42371fA diretora de marketing da Skol, Maria Fernanda Albuquerque, está deixando a Ambev para assumir uma posição na Alpargatas.

Mafê, como é conhecida no mercado, estava na Ambev há 12 anos e dirigia o marketing da Skol há quase três. 

Junto com Paula Lindenberg, a então vp de marketing da Ambev e hoje presidente da Anheuser-Busch Inbev no Reino Unido, Mafê liderou o esforço para arejar a marca e mudar a forma como a publicidade de cerveja lida com as mulheres.

“Temos que entender a relação da categoria com a mulher — sempre machista e que objetificava a mulher — e como desconstruir. Isso ainda era muito presente,” ela disse recentemente ao Huffington Post.  “Existiam ações importantes de quebra, mas não adianta só não objetificar se não tiver um novo olhar, se colocar a mulher sempre servindo e nunca consumindo e parte do papel é revisar isso. E a mulher é só um dos recortes.”

O esforço de conectar a marca com o ‘Brasil real’ não ficou restrito às mulheres. Durante sua gestão, pela primeira vez a Skol patrocinou a parada LGBT de São Paulo e começou a trabalhar junto com ONGs que lidam com inclusão racial e pessoas com necessidades especiais.  Numa campanha, a Skol mudou a tonalidade de pele das latas de Skol para ressaltar a diversidade racial do Brasil. 

Na Alpargatas, Mafê vai liderar uma nova área de projetos estratégicos e vai se reportar a Fernanda Romano, uma veterana do mercado publicitário que entrou na Alpargatas em fevereiro e acaba de ser promovida a diretora global de marketing.   

Outra executiva que está calçando as sandálias da Alpargatas é Fernanda Schmid, que trabalhou os últimos cinco anos na Reckitt Benckiser e tem passagens pela Pepsico e Unilever.  Schmid está se juntando à Alpargatas como head de uma nova área de user experience.

Ambas as contratações se inserem num contexto de reorganização operacional da Alpargatas, com o CEO Roberto Funari buscando “pessoas com histórico de transformação — digital e organizacional — e experiência global,” como ele explicou ao Brazil Journal. “Nossa visão é ativar as nossas marcas a nível global com DNA digital, atendendo as expectativas e preferências da nova geração.” 

10827 01ad77cf 44b4 dc08 bb7b ec2f9c8bb424Outras mulheres com posições de liderança no marketing da companhia são Bárbara Miranda, diretora da marca global Havaianas desde 2017, e Erica Lima, head de inovação da marca e há nove anos na Alpargatas.

No início de outubro, Carla Schmitzberger — que foi durante 13 anos a vice-presidente da divisão de sandálias — deixou a companhia, e sua área foi dividida em seis unidades de marca/negócio. Cinco são divisões geográficas para as marcas de sandálias, e uma sexta reúne as marcas Osklen e Mizuno.

Há também uma nova presença feminina no conselho, a primeira entre os sete membros.   

Stacey Brown, uma executiva com quase 20 anos de Apple e 10 anos de GAP, acaba de se tornar membro do conselho e líder do comitê de estratégia.

Stacey é diretora global de merchandising e acessórios da Apple desde outubro de 2000, e foi vice-presidente regional da GAP para a marca Banana Republic.