Com três fábricas em Santa Catarina, a Malwee procurava compradores para as máscaras feitas com tecidos de roupas que estava começando a produzir.

Procurando indicações, o CEO Guilherme Weege ligou para seu amigo Guilherme Pacheco, cuja gestora Mosaico Ventures controla o site de busca Zoom & Buscapé.

Pacheco teve o insight: por que não criar um projeto usando a escala do site — que recebe mais de 60 milhões de visitas por mês — para impulsionar a doação de máscaras?

Em menos de duas semanas, surgia o Máscaras pelo Bem, um projeto para doar 2 milhões de máscaras nos próximos três meses.

Entrando no site, o consumidor pode doar recursos para que máscaras cheguem a quem precisa, ou então comprar o kit de quatro máscaras (duas para você, duas para a doação), que sai por R$ 15,90.

Além da Malwee, o movimento conta com a parceria de empresas como a Loggi, Getnet e Infracommerce, que trabalharam a preço de custo, além do Mattos Filho, que deu apoio de graça. O esforço conjunto ajudou a reduzir o preço das máscaras para o mínimo possível.

Dezenas de cidades brasileiras já obrigam o uso de máscaras em locais públicos — o que deve aumentar drasticamente a demanda por esse tipo de produto. 

“As máscaras tem se tornado um item essencial para a proteção das pessoas e queríamos encontrar uma forma delas chegarem a quem pode e quem não pode pagar,” Pacheco disse ao Brazil Journal. 

Além de suas fábricas, a Malwee usa uma rede de mais de 150 pequenas confecções terceirizadas. A capacidade de produção é de mais de 1,3 milhão de máscaras por dia. 

A Malwee começou a produzir máscaras em meados de março, quando teve que paralisar temporariamente sua produção. Agora que voltou a produzir as peças de sua próxima coleção, está fazendo as máscaras com sua capacidade ociosa e trabalhando apenas com uma margem suficiente para que o negócio fique de pé. 

O Máscaras pelo Bem acaba de finalizar também a integração com outro fabricante: a ‘Fashion Masks’, um grupo sem fins lucrativos que pega tecidos no mercado e repassa para costureiras autônomas produzirem as máscaras.

As máscaras da Fashion Mask saem por R$ 9,9 cada — e ao comprar uma o consumidor também estará doando outra para quem precisa.