arezzoOs executivos da Arezzo estão olhando de perto a possibilidade de fazer uma aquisição no mercado brasileiro, onde vários concorrentes estão com saúde financeira frágil.

Entre os alvos possíveis, na visão de analistas do mercado: a Santa Lolla (que a Arezzo já tentou comprar em 2011), a Mr. Cat, a Via Uno, e outros players menores.

Alguns concorrentes estão mal porque dependem da importação de calçados da China. Em 2010, o governo brasileiro impôs uma tarifa antidumping que sobretaxou os calçados chineses em 13,85 dólares por par. A sobretaxa detonou as margens dos importados. A Arezzo, que tem um posicionamento de marcas forte e cuja produção vem quase toda do Rio Grande do Sul, não é afetada pela medida. Em tese, a sobretaxa acabará em março de 2015, mas a expectativa no mercado é de que seja renovada.

A sobretaxa não é o único problema afligindo o setor: algumas empresas sofrem com má gestão e grandes passivos.

Ao adquirir uma outra marca, a Arezzo poderia ganhar dinheiro de várias formas: aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos (uma área de excelência da Arezzo) e com isto a rentabilidade da empresa comprada, acelerando a expansão da marca adquirida, diminuindo a concorrência, ou passando a vender para um público que ainda não atinge.

Mas, como a Arezzo ainda tem pela frente muito crescimento orgânico — principalmente com a marca Anacapri — é improvável que esteja com pressa.