A Agrogalaxy viu o aumento de suas despesas financeiras corroer qualquer chance de um resultado líquido positivo no segundo trimestre – o período sazonalmente mais fraco no varejo agropecuário e que tipicamente representa apenas 8% da receita anual da empresa.

A distribuição de insumos agrícolas de Londrina viu seu custo financeiro multiplicar por 3,6x em comparação ao segundo tri do ano passado depois que a Selic saltou de 4,25% para 13,25% de junho a junho.

Historicamente, a Agrogalaxy financia seu capital de giro com fornecedores e com bancos. Para tentar estancar a disparada de seus custos financeiros, a companhia estuda a emissão de uma debênture de longo prazo ainda este ano.

Apesar do estrago da Selic, a operação foi bem. 

“Aumentamos nossas vendas em receita e em volume e, o mais importante, construímos uma carteira de pedidos duas vezes maior do que no ano passado, que será faturada ao longo dos próximos dois trimestres,” o CEO Welles Pascoal disse ao Brazil Journal.

A companhia espera fechar 2022 no azul, disse o CFO Maurício Puliti.

O segundo trimestre marcou a consolidação, pela primeira vez, dos resultados da Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat no balanço da Agrogalaxy. As empresas foram adquiridas no ano passado e terminaram de ser incorporadas no início deste ano.

Agora, teve início a fase de implementação do modelo operacional único em todas as empresas do grupo. A primeira a adotar o sistema será a Ferrari Zagatto. Até o segundo tri de 2023 todas as empresas passarão a adotar um centro de serviços compartilhados, o mesmo CRM e o mesmo customer service.

“Só na área de vendas teremos um ganho de eficiência da ordem de 10%,” disse Pascoal. “Esse é o maior projeto da companhia no momento.”