A Anheuser-Busch InBev (ABI) vai trocar seu chairman e nomeará novos conselheiros no final de abril.
 
Olivier Goudet, o sócio da JAB Holdings que está no conselho da ABI há oito anos (e como chairman desde abril de 2015), será substituído.
 
Citando uma fonte anônima, o Financial Times disse que a ABI está fazendo a troca para evitar um potencial conflito de interesses, uma vez que a JAB adquiriu a fabricante de cafés e refrigerantes Keurig Dr. Pepper no ano passado.  (Como as cervejarias tendem a crescer cada vez mais em novas categorias, um conflito de fato seria apenas uma questão de tempo.)
 
Mas tanto a ABI quanto Goudet negam esta motivação.  
 
Em entrevista ao FT, Goudet disse que está saindo para dedicar mais tempo à JAB, que está passando por mudanças societárias e da qual é o CEO.
 
“Tive o privilégio de servir neste conselho…  Fiquei impressionado com a qualidade do management da empresa e tenho tremenda confiança no futuro do negócio,” Goudet disse sobre a ABI. 
 
Os sócios da JAB e os brasileiros que controlam a ABI têm uma relação próxima.  Antes de Goudet, outro sócio da JAB, Peter Harf, presidiu o conselho da ABI por quase uma década; Harf deixou o cargo em 2011.
 
A assembleia de acionistas que efetivará as mudanças está marcada para 24 de abril.
 
Segundo a ABI, o processo de troca do chairman começou no ano passado. A ABI contratou um headhunter para buscar o candidato ideal, e Goudet ajudou no processo.
 
Goudet — um francês que passou boa parte de sua carreira na Mars, uma empresa de chocolates americana — é um de três conselheiros independentes no board da ABI, que tem 15 assentos.  (Os outros dois independentes são Elio Leoni Sceti e Michele Burns).
 
Um porta-voz da ABI disse ao FT que o substituto de Goudet e “outros membros” do conselho serão anunciados oportunamente.
 
O chair do comitê de nomeações da empresa — que indica os novos nomes — é Marcel Telles.
 
 
SAIBA MAIS