Já pensou em fazer as compras com seu vizinho?

11416 b1e49856 6dbb 5019 a6e3 e7db160d7b0bA Zapt — uma startup de Belo Horizonte — acaba de levantar uma rodada seed para tentar popularizar no Brasil um fenômeno que virou febre na China: as ‘compras sociais’, que permitem que amigos ou vizinhos se juntem para conseguir descontos em produtos. 

O Kaszek liderou a rodada de R$ 16 milhões, que também teve a participação do General Catalyst, o fundo de venture capital americano que foi um dos primeiros investidores do Snapchat e que liderou vários rounds do Airbnb e da Stripe. 

Outros investidores incluem a Y Combinator, a incubadora do Vale do Silício, e investidores-anjo como Simon Last (cofundador do Notion), Pierpaolo Barbieri (CEO da Ualá) e Daniel Correa (sócio da Kapitalo).

A Zapt, que começou a funcionar há apenas quatro meses, está rodando um piloto em Belo Horizonte com produtos de 20 fornecedores, a maioria deles de alimentos e bebidas. 

Mas os produtos não são exatamente o arroz ou o azeite que você acha no Assaí e no Atacadão. Em vez disso, a Zapt tenta oferecer uma curadoria de produtos que vão de camarão a bebidas premium, passando por um robô aspirador (um utensílio doméstico que virou febre na pandemia).  

11417 dfacb6b4 4adb 1b62 c3aa ed618d0abd4cAo se cadastrar na plataforma, o usuário tem acesso a uma série de ofertas: os descontos chegam a 50% se o grupo comprar uma quantidade mínima. A ideia é que as pessoas compartilhem os links com amigos para chegar no volume necessário e conseguir os descontos. (A Zapt fica com um ‘take rate’ de cerca de 10% sobre cada transação.)

Num primeiro momento, o foco da Zapt tem sido entrar em condomínios de prédios —  onde, normalmente, os moradores já tem um grupo de Whatsapp ativo, o que facilita o processo. Mas a ideia é que o ecommerce viralize nas redes sociais e principalmente entre o público jovem. 

Comparações com plataformas como Groupon e Peixe Urbano parecem inevitáveis, mas o cofundador e CEO da Zapt, Guilherme Nazareth, diz que isso seria comparar laranja com abacate.

“Essas plataformas eram focadas em serviços, e as empresas que vendiam operavam com margem negativa com a promessa de um dia esses clientes virarem recorrentes. Era um pedágio para gerar tráfego,” ele disse ao Brazil Journal. “Na Zapt o nosso foco é produto e mais de 40% dos nossos clientes já são recorrentes.” 

Segundo ele, a grande inspiração da Zapt é a Pinduoduo, a plataforma chinesa de ‘social commerce’ que estreou na Nasdaq em 2018 e hoje vale mais de US$ 160 bilhões. 

11418 75983222 9ea4 e560 07be 855df0fa1ed1Nos EUA, ele diz que ainda não há nenhuma plataforma consolidada do tipo. 

“O ‘comércio social’ funciona muito melhor em países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia,” diz João Jönk, o outro fundador. “A população desses países foi apresentada ao ecommerce pelo mobile, por convites de conhecidos no chat. Nos EUA, a compra online foi introduzida por email, então ela sempre foi muito mais individualizada.”

A Zapt nasceu da cabeça de João, Guilherme Nazaré e Guilherme Alvarenga, que se conheceram enquanto os três moravam em São Francisco. O filho de Alvarenga, Arthur (que está à frente da ChatPay), apresentou seu pai para João, que depois fez a ponte com Nazaré. 

Com os recursos da rodada, a Zapt quer fechar parceria com 50 fornecedores em Belo Horizonte até o final do ano e entrar em mais cinco cidades, incluindo São Paulo.