Com comissões que engolem de 12% a 30% das vendas, o iFood e a Rappi são vistos por boa parte dos restaurantes como aquele sócio indesejado que, na falta de opções, você precisa conviver e tolerar.

Agora, uma startup fundada no meio da pandemia está tentando se posicionar como uma alternativa a esse casamento forçado.

A Kuppi criou o que ela chama de um “gerente digital de vendas” para restaurantes — basicamente, uma solução que inclui um cardápio digital, um chatbot para atender os pedidos no Whatsapp e uma ferramenta de automação de marketing digital para ajudar a atrair novos clientes.

“Tem uma insatisfação enorme dos restaurantes com a dependência que eles têm do iFood,” Matheus Nager, o cofundador, disse ao Brazil Journal. “Antes da pandemia, essa dor da comissão não era tão gritante porque o delivery representava uma parcela pequena das vendas e a concorrência era menor. Com a pandemia, isso virou uma questão de sobrevivência para muitos negócios.”

A Kuppi foi fundada por Matheus e Rodrigo Belém, que já haviam empreendido antes com a BomCupom, uma microfranquia que oferecia descontos de comércios locais na parte de trás das notas fiscais — e que foi mais uma vítima da pandemia. 

Desde que surgiu, a startup levantou R$ 2 milhões com investidores-anjo e com a gestora Niu Ventures, de Ronaldo Barreto, Reinaldo Normand e Paul Bragiel. 

Com o dinheiro, ela chegou a 600 clientes, que pagam uma assinatura mensal em torno de R$ 150. O plano é fechar o ano com 1.000 restaurantes na base e triplicar esse número em 2023. 

A startup quer fazer uma nova rodada no início do ano, depois que atingir o breakeven.

A Kuppi opera num mercado extremamente competitivo. Há pelo menos 60 empresas oferecendo soluções de cardápio digital — e algumas delas bem capitalizadas. Mas os fundadores dizem que nenhuma oferece a solução de automação de marketing — um ponto crucial para que a equação funcione. 

“Começamos só como um cardápio digital, mas isso não é suficiente por si só porque não traz novas vendas, que é o grande diferencial dos marketplaces,” disse Rodrigo. 

A solução de marketing da Kuppi permite que o restaurante crie uma campanha no Facebook ou no Instagram com apenas três cliques, promovendo, por exemplo, a promoção de um prato para clientes que moram no raio de delivery do estabelecimento. Ao clicar no anúncio, o cliente é direcionado para o cardápio digital ou para o Whatsapp. 

Além de evitar as comissões gordas dos marketplaces, a solução da Kuppi endereça outra questão essencial para qualquer negócio digital. No canal próprio, o restaurante passa a ter o controle dos dados, podendo fazer novas campanhas para essa base e com isso, aumenta o lifetime value (LTV) dos clientes. 

No iFood, o cliente é do iFood.