A Coca-Cola vai começar a vender seus refrigerantes em garrafas feitas de plástico 100% reciclável nos Estados Unidos, um marco importante em sua estratégia de sustentabilidade.

A empresa disse que as novas garrafas recicláveis vão reduzir o uso de novos plásticos em mais de 20% em seu portfólio na América do Norte em comparação com 2018.

“Dada nossa escala e recursos, percebemos que tínhamos uma oportunidade única e uma responsabilidade clara de fazer uma diferença positiva na crise global do plástico,” a Coca disse numa nota.

A medida ainda não vale para o Brasil, mas a Coca-Cola Andina, por exemplo, disse que 22% do PET que vai em suas garrafas já é reciclável. O próximo passo: a engarrafadora — que no Brasil atende os mercados do Rio, Espírito Santo e partes do interior de São Paulo — vai lançar em março uma garrafa de água Crystal com 100% de material reciclável. 

O anúncio global de hoje faz parte do “World Without Waste”, a iniciativa criada pela Coca em 2018 para coletar e reciclar todas as suas garrafas vendidas e reduzir suas emissões de CO2 até 2030. 

Os esforços são também uma resposta da Coca às críticas de que ela é uma empresa poluidora. No ano passado, o movimento ‘Break Free From Plastic’ elegeu a Coca como a companhia que mais polui o meio ambiente com plástico no mundo.