1 de dez, 2025
Os impactos do novo marco regulatório do setor elétrico, com a aprovação da MP 1304, foram um dos temas discutidos neste episódio de POWER, em que Adriano Pires entrevista Ricardo Botelho, o CEO da Energisa.
“Houve um ato de coragem do Congresso de enfrentar essa questão do subsídio (às energias solar e eólica),” disse o executivo.
Botelho falou também sobre a tarifa incentivada criada pela ES Gás, controlada pela Energisa no Espírito Santo, para estimular a migração de indústrias do carvão para o gás natural, menos poluente. Só em agosto, a mudança cortou 20 mil toneladas de CO₂ em emissões – o equivalente a retirar toda a frota de veículos de Vitória das ruas pelo mesmo período.
O CEO comentou ainda a entrada da empresa no mercado de gás nordestino e o potencial da região. O índice de cobertura no Nordeste – que engloba as residências que já têm gás encanado – é de apenas 1,5%.
“Quase 80% do gesso do Brasil vem de uma área no oeste do estado de Pernambuco, de um pedaço do estado do Ceará, que produz uma quantidade hoje movida a lenha. Lenha essa que já está sendo puxada de 400, 500 quilômetros de distância.”
Para Botelho, a empresa “acertou na proposta e na estratégia de avançar com o gás”. “Nós temos participações minoritárias no Nordeste. Pode ser que apareçam também oportunidades de privatização ou de venda de ativos.”
Também disponível no Spotify.