X

Voltar

Custo com inovação nas farmacêuticas vai explodir, diz Marcus Sanchez, da EMS

2 de out, 2024

Novos medicamentos e tratamentos são uma promessa de mais saúde e qualidade de vida para os pacientes, mas representam desafios financeiros e regulatórios. Apenas na área oncológica, mais de 2 mil novas tecnologias foram desenvolvidas neste ano em todo o mundo. 

“O custo com inovação nas farmacêuticas não vai aumentar. Vai explodir,” disse Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, na segunda edição do evento Saúde não tem preço. Mas tem custo, feito pelo Brazil Journal no último dia 26 em São Paulo. 

No debate que tratou da incorporação de novos medicamentos e tecnologias, Cássio Ide Alves, diretor-médico da Abramge, também disse que temas como compartilhamento de risco e modelos de pagamento mediante a eficácia prometida precisam ser levados adiante. 

“Para diminuir judicialização, aumentar equidade e acesso, a gente precisa retomar a discussão de uma agência única de avaliação de tecnologia,” disse Alexandre Fioranelli, diretor de ANS. Hoje, diferentes órgãos como Anvisa e Conitec atuam em alguma fase do processo de incorporação de tecnologia na área de saúde.

Para Daiana Nogueira de Lira, do Conselho Nacional de Justiça, é preciso um novo olhar para o setor. “Os sistemas público e privado são complementares e qualquer ação na saúde pública impacta a privada e vice-versa.”

Nesse sentido, Daniel Pereira, diretor da Anvisa, lembrou que buscar integração entre os sistemas público e privado trará ganhos de eficiência e redução de custos. 

“Compras unificadas pelo SUS são comprovadamente mais eficazes. Tem sentido no sistema suplementar deixar a compra ocorrer por operadora, por hospital, sendo que é possível fazer uma compra unificada?” 

O evento Saúde não tem preço. Mas tem custo teve quatro painéis, com temas relacionados a como garantir acesso, qualidade e sustentabilidade financeira do setor. O evento contou com a participação de Paulo Rebello, presidente da ANS, José Seripieri Filho, presidente da Amil, Jeane Tsutsui, CEO do Fleury, Sidney Klajner, presidente do Einstein e outros grandes nomes do mercado de saúde. Os vídeos de todos os painéis estão disponíveis no site do Brazil Journal.

 

Siga o Brazil Journal no Instagram
Seguir