7 de dez, 2023
Felipe Salto, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e economista-chefe da Warren Investimentos, tem sido um dos mais contundentes críticos da reforma tributária.
Ele aponta problemas nos altos custos de transição entre modelos e na forma de combater a guerra fiscal, entre outros itens do atual texto da reforma, em tramitação na Câmara.
“Não podemos virar de ponta cabeça o capítulo de finanças e tributação da Constituição para resolver isso (a questão de acúmulo de créditos de ICMS)”, diz Salto.
Salto participou nesta quinta-feira do evento Reforma tributária, promovido pelo Brazil Journal. O ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo fez parte do painel que tratou das vantagens e desvantagens da proposta em discussão.
Participaram também deste bloco Jorge Rachid, ex-Secretário da Receita Federal; Melina Rocha, coordenadora do Projeto IVA no Século XXI da FGV-SP e diretora de cursos da York University, no Canadá; e Samuel Pessôa, chefe de pesquisa econômica da Julius Baer e pesquisador Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE).