O BTG Pactual divulgou um relatório ajustando suas estimativas para os resultados da XP no quarto trimestre e em 2023 – estimando que os layoffs na companhia podem chegar a 18% do quadro de pessoal.

O analista Eduardo Rosman disse que os fortes cortes de custos devem dar um alívio de curto prazo para a empresa, mas que a visibilidade sobre a dinâmica da receita ainda continua baixa dada a combinação de uma Selic alta, uma competição maior com os grandes bancos, potenciais conflitos com os AAIs, e a migração de grandes gestoras para produtos de renda fixa.

Tudo isso “nos deixa mais conservadores com o crescimento dos ativos sob custódia e o ‘revenue yield’,” escreveu Rosman.

Considerando essas dinâmicas, o BTG cortou suas estimativas para o ‘opex’ da XP para 2023, 2024 e 2025 em 9%, 10% e  5%, respectivamente, e espera que o SG&A da empresa fique flat este ano.

Rosman também aumentou a estimativa de lucro líquido de 2023 em 5% (para R$ 4,1 bilhões) e disse que espera que a margem EBT se recupere dos 26,5% do ano passado para 29,4% este ano.

Por outro lado, “decidimos ser mais conservadores na receita e no revenue yield deste ano, assumindo um ‘net new money’ menor e um crescimento menor dos ativos sob custódia,” escreveu o analista. As estimativas para receita líquida de 2023, 2024 e 2025 foram cortadas em 2%, 4% e 3%, respectivamente. 

Rosman notou que o valuation da XP não parece caro, depois da ação ter caído quase 50% nos últimos 12 meses. O papel hoje negocia a 12,1x o lucro estimado para este ano.

“Um forte controle de custos pode dar um suporte às ações. Por outro lado, ainda temos dificuldade de enxergar um grande re-rating para a ação à frente.”

Segundo o BTG, o overhang da Itaúsa sobre a ação continua, já que a holding ainda tem mais de 19% das ações e é um vendedor declarado. Além disso, as demissões e mudanças no partnership podem reduzir a habilidade da XP de atrair e reter talentos com o tempo. 

“Se a XP quer aumentar seu profit pool, acreditamos que ela precisa ser mais como um investment banking e menos como uma ‘corretora pura’,” escreveu Rosman.