Não tem sido fácil a vida de Wilson Ferreira Júnior como CEO da Eletrobras.
 
Welcome to Brazil.
 
Quando o encontramos para uma entrevista num já distante 24 de abril, Wilson ainda demonstrava confiança de que, apesar de toda a oposição e com todos os percalços, a Eletrobras ainda encontraria o caminho da racionalidade econômica:  o aumento de capital (que permitirá à empresa voltar a investir e diluirá o controle do Estado) e a venda de suas distribuidoras, um sorvedouro de caixa que só existe ainda porque a coisa pública no Brasil é, como se sabe, a coisa de ninguém.
 
De lá para cá, o Brasil atropelou a Eletrobras.
 
Outro CEO que estava colocando outra estatal no rumo preferiu pedir as contas, cedendo a uma pressão política que vinha das ruas e à qual Brasília se dobrou.
 
Uma MP que autorizava a venda das distribuidoras caducou antes de ser aprovada no Congresso, que está votando hoje um PL para retomar o processo.
 
Entre uma coisa e outra, a Eletrobras perdeu R$ 5,5 bilhões de valor de mercado, e o aumento de capital foi postergado para depois da eleição ou para o ano que vem. 
 
Neste filme de 10 minutos, Wilson fala sobre como a estatal mudou nos últimos dois anos e de como a capitalização é decisiva para o futuro da Eletrobras.