Os analistas do Itaú BBA estiveram com o CEO e o CFO da Locaweb — e pelo jeito, o papo fluiu. 

“Foi só uma hora de conversa, mas valeu por um mês,” escreveram os analistas Thiago Kapulskis e Christian Faria. “Poderíamos ter guardado a surpresa para nosso relatório de reinício de cobertura, mas a conversa foi tão interessante que não conseguimos esperar e decidimos publicar uma nota agora.”

Os analistas notaram que, depois de uma série de M&As, a Locaweb construiu uma solução end-to-end que toca em todo o fluxo de trabalho do cliente — da geração de leads (o topo do funil) até o pagamento e o delivery.

Essa oferta completa de soluções permitiu à Locaweb sair de um lifetime value/CAC de 4x em 2012 (quando ela tinha apenas a plataforma de ecommerce Tray) para mais de 12x hoje. 

(Essa métrica mede quanto um cliente deixa de receita ao longo de sua relação com a empresa em comparação ao custo que a companhia teve para adquiri-lo.)

“As múltiplas soluções da Locaweb também aumentam seu mercado endereçável, abrindo espaço para a companhia entregar um sólido crescimento,” dizem os analistas. “Essa estratégia também levou a um churn muito baixo, uma métrica de lucratividade chave em qualquer empresa de software.”

Para se ter uma ideia: 95% dos cancelamentos da Locaweb são porque as empresas faliram. 

O Itaú também elogiou o modelo de vendas da Locaweb, que eles compararam ao da PagSeguro. 

“Empresas de software vendendo para PMEs precisam controlar os custos muito de perto, senão sua lucratividade fica comprometida,” escreveram os analistas. “No caso da Locaweb, 95% das vendas são fechadas em canais digitais, e num modelo muito low-touch. O produto é altamente padronizado, o que significa que os clientes implementam a plataforma muito rápido e sozinhos.”

O Itaú também notou que, apesar de ter uma solução completa, a Locaweb é muito aberta a terceiros, tendo integração com mais de 700 APIs.

“Esse mindset permite que ela faça algo muito parecido com o que o Satya Nadella está fazendo na Microsoft desde 2014, e que foi uma virada chave por trás do sucesso da big tech.”

O banco pretende reiniciar a cobertura do papel em breve. 

A ação fechou em alta de 1,4% a R$ 10,88, com a companhia valendo R$ 6,4 bilhões na B3.