A WEG fechou duas parcerias para a autoprodução de energia eólica — um movimento que deve ajudar a gigante industrial a reduzir seus custos com eletricidade ao mesmo tempo em que endereça suas metas de sustentabilidade.

A primeira parceria foi feita com a Alupar. 

A WEG virou sócia da companhia de transmissão e geração num parque eólico no Rio Grande do Norte, o AW Santa Régia. Esse parque tem capacidade de 37,8 MW e vai começar a operar em janeiro do ano que vem.

A WEG fechou um contrato de compra de energia de 18 anos no valor de R$ 460 milhões. O parque vai entregar cerca de 15 MW de energia.

O segundo acordo foi feito com a 2W Ecobank, e envolve os parques eólicos Anemus I, II e III, também no Rio Grande do Norte. A WEG fechou um contrato de 20 anos no valor de R$ 970 milhões; os três parques vão entregar 30 MW de energia para a companhia. 

Daniel Godinho, o diretor de sustentabilidade e relações institucionais da WEG, disse ao Brazil Journal que os dois projetos vão levar para 90% o uso de energias renováveis nas fábricas da companhia no Brasil.

“Também estamos avançando em projetos nas nossas operações no exterior. Na China e na Índia já vamos atingir 50% e 90% de energia renovável, por exemplo,” disse ele. “Com todos esses movimentos, o grupo WEG vai atingir globalmente 75% de consumo de energia com fontes renováveis, em comparação aos 15% de hoje.”

A Weg tem 52 fábricas em 15 países e o objetivo da companhia é que 100% de toda a energia usada por elas venha de fontes renováveis no modelo de autogeração. 

Segundo Daniel, as parcerias de hoje vão ao encontro das metas de sustentabilidade da WEG, que se comprometeu no ano passado a reduzir em 52% suas emissões de CO2 até 2030 e a chegar à net zero até 2050.

Os investimentos, no entanto, também devem ajudar a companhia a reduzir seus custos com energia, como notou o BTG Pactual.

“Temos uma visão positiva da iniciativa porque ela visa otimizar os custos de energia em suas fábricas para aumentar a eficiência operacional,” escreveu o analista Lucas Marquiori. “Os custos com energia são um elemento significativo das fábricas da WEG, e as economias que virão com esses projetos podem contribuir para uma geração de valor adicional no longo prazo.”

Daniel, da WEG, também disse que um aspecto interessante das duas parcerias é “que fomos capazes de usar nossa própria tecnologia nos projetos.” Tanto o parque da Alupar quanto o da 2w usam aerogeradores produzidos pela WEG. No total, os parques terão 42 aerogeradores.