O Walmart está se juntando à Ribbit Capital — a gestora de venture capital que investiu na Robinhood — para criar sua própria fintech, num movimento que busca extrair mais valor dos milhões de americanos que compram diariamente em suas 4.700 lojas.

O anúncio foi feito ontem à noite, depois do fechamento do mercado, e a ação do Walmart abriu hoje com uma leve alta de 1%.

A parceria vai unir o conhecimento de varejo e a escala do Walmart com a expertise da Ribbit na criação de serviços financeiros. Além da Robinhood — a corretora online que ‘gamificou’ o investimento em ações — a Ribbit já investiu na Affirm, uma startup de empréstimos parcelados, e na Credit Karma, que oferece a checagem do score de crédito como um serviço gratuito. 

O Walmart não revelou o nome da fintech nem os serviços que prestará, mas disse que ela vai desenvolver produtos financeiros “únicos e acessíveis”. Segundo a companhia, parte do crescimento da nova empresa deve vir por meio de parcerias e aquisições de outras fintechs.

A nova fintech será controlada pelo Walmart e diversos executivos da empresa vão compor o conselho, incluindo o CFO Brett Biggs e o CEO do Walmart USA, John Furner. 

“Por anos, milhões de consumidores colocaram sua confiança no Walmart não apenas para economizar dinheiro em suas compras como para ajudá-los com suas necessidades financeiras,” Furner disse num comunicado. “E eles deixaram claro que querem mais da gente na área dos serviços financeiros.”

O Walmart disse que está mirando principalmente na parcela de consumidores desbancarizados — cerca de 6% dos americanos adultos — e nos chamados “underbanked”, aqueles que têm uma conta bancária mas também usam serviços financeiros alternativos. Esse perfil de cliente representa 16% dos americanos, segundo o Walmart, e tem mais propensão a adotar novas tecnologias. 

A criação de uma fintech é o mais recente exemplo dos esforços de transformação digital do Walmart, que comprou a Flipkart na Índia e tentou comprar a operação do TikTok nos EUA. Recentemente, o Walmart também lançou uma rede de clínicas, a Care Clinic, e está entrando em planos de saúde. 

Mas esta não será a primeira investida da varejista em serviços financeiros. Há algum tempo, o Walmart já oferece a seus clientes o ‘MoneyCard’, um cartão de débito pré-pago com ferramentas de gestão de recursos, bem como planos alternativos de pagamentos para consumidores com orçamento curto.