No varejo hoje é assim: a Amazon é vista como descolada, e o Walmart, um varejista do passado.

Mas desta vez, o time de Bentonville conseguiu virar o jogo.

No domingo, durante a cerimônia do Globo de Ouro – a premiação da TV e do cinema americano – o Walmart lançou uma campanha publicitária em que os carros mais famosos de Hollywood aparecem em suas lojas para buscar as compras: a perua dos Ghostbusters, a van do Scooby Doo, a máquina do tempo de De Volta para o Futuro, além do novato fusquinha de Bumblebee, em cartaz nos cinemas. “Venha buscar suas compras, não importa o seu carro”, diz o bordão de assinatura.

O filme – que mostra o avanço do Walmart em integrar seu ecommerce com o mundo físico – teve quase 6 milhões de visualizações no Youtube em apenas 24 horas, atraindo comentários do tipo: “nunca imaginei que iria clicar para assistir um comercial do Walmart e curtir”. Os internautas também sugeriram outros carros famosos para incluir em novos filmes.

Criada pela Department W, a agência in-house comandada pela Publicis, o filme é parte de uma campanha nacional para divulgar o Grocery Pickup, o serviço de compra online com coleta no mesmo dia nas lojas físicas, que já está disponível em 600 lojas do Walmart  (apenas para produtos perecíveis).

Não é pouco: há cerca de dois meses, a Amazon fez barulho ao anunciar que seu serviço de “pickup” para clientes da Whole Foods estava disponível em 22 cidades.

Para as demais categorias – não apenas groceries – o serviço click and collect do Walmart está disponível em 2.100 lojas nos EUA.

A venda de produtos de supermercado representa mais da metade do faturamento do Walmart nos EUA – e é peça chave em sua estratégia para enfrentar a Amazon na batalha para dominar o varejo digital.

O pick up nas lojas – com um atendente que leva as compras até o carro – elimina a necessidade de investimentos em grandes centrais de distribuição. E é uma alternativa conveniente para o consumidor, que garante o frescor dos produtos sem ter que enfrentar as filas no caixa.

A coleta em lojas físicas, também conhecida pelo acrônimo BOPUS – buy online pick up in store – tem movimentado o ecommerce nos EUA: na última temporada de compras natalinas, cresceu quase 50%, segundo um levantamento da Adobe.

MAIS SOBRE SUPERMERCADOS

Os robôs que vão colocar a Kroger no jogo do ecommerce

Aldi e Target mostram o poder do last mile no varejo