A temporada de resultados dos varejistas de marcas, que terminou semana passada, mostrou que três empresas conseguiram ter crescimento de vendas mesmo com boa parte das lojas fechadas em fevereiro e março.

As três — Arezzo, Soma e Vivara — são focadas no público A/B e só conseguiram a proeza porque seus canais digitais estão voando.

Em comum: os três são vistos pelo mercado como consolidadores de seus nichos, e tem ganho share desde que a pandemia começou.

Destas três, a única que não fez um M&A ainda foi a Vivara. (Em outubro, a Arezzo comprou a Reserva, e a Soma, a byNV, da influenciadora digital Natalia Vozza).

Na Vivara, as vendas online subiram 160% em relação ao 1T20 e chegaram a 21,4% do faturamento no trimestre.  No mês de março — o pior do trimestre, quando 80% das lojas chegaram a ficar fechadas — o share do online chegou a quase 30% das vendas totais.

No call de amanhã, o CEO Paulo Kruglensky vai dizer ao mercado que as vendas recentes apontam para o melhor maio da história da companhia.

Entre 1 e 14 de maio, período que inclui o Dia das Mães (a segunda maior data de vendas para a companhia), o faturamento da Vivara foi 16% acima de 2019.