Frank Geyer Abubakir – que controla a Unipar Carbocloro por meio de sua holding Vila Velha Participações – está deixando a posição de executive chairman depois de quinze anos.

O novo chairman da Unipar será Bruno Uchino, que já faz parte do conselho da companhia desde 2017 e já assessorou a Unipar em diversas transações por meio de sua Essentia Partners. A boutique de M&A trabalhou, por exemplo, nas duas joint ventures que a Unipar criou no setor de energia renovável. 

Antes de fundar a Essentia – da qual vai se desligar para se dedicar 100% à Unipar – Bruno foi sócio da Olimpia Partners, da G5 e do escritório Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados. 

10962 a3896f97 36e7 9c7b 4cfc 0e954fa408d0

“É uma continuidade do processo de sucessão,” Frank disse ao Brazil Journal. “Vou continuar fazendo meu papel cultural e estratégico do ponto de vista da companhia. Não preciso estar na presidência do conselho para guiar a empresa.”

A transição no conselho coincide com o melhor momento operacional – e o maior valor de mercado – da história da Unipar, e vem no momento em que a petroquímica analisa oportunidades de crescimento, incluindo potenciais expansões na América do Sul, Europa e projetos greenfield nos Estados Unidos. 

Depois de dobrar seu faturamento nos últimos quatro anos, chegando a R$ 6,5 bi, a Unipar quer dobrar mais uma vez nos próximos dez anos. 

Como parte da mudança, o novo chairman vai receber um pacote de ações da Unipar além de uma remuneração fixa. Já o CEO Maurício Russomanno passará a ter uma remuneração variável em ações (além do bônus) atrelada à geração de novos negócios para a empresa. 

Esses novos negócios podem ser tanto M&As quanto a abertura de uma planta numa região que ainda não estava nos planos da empresa. 

“A ideia é criar um ponto de equilíbrio,” disse Frank. “O Maurício vai ter interesse em trazer novos negócios que vão ajudar a empresa a crescer, e o Bruno, como acionista, vai ter interesse que esses novos negócios tragam resultado.”

A transição no conselho coincide com outra – dentro da família Geyer Abubakir. A suplente de Bruno no conselho será Maria Cecília Abubakir, a filha de Frank que acaba de completar 18 anos. Sua outra filha, Maria Carolina, vai ser eleita presidente do Vila Velha Participações.