Quando pergunto o que a pessoa gostaria de fazer da vida, costumo ouvir de alunos de Stanford, Yale e MIT uma resposta padrão:  “Quero mudar o mundo”.
 
Mas muitos destes que sonham em mudar tudo acabam assistindo passivamente, por anos a fio, a palestras desenhadas para um aluno médio que sequer existe.
 
Outro dia, encontrei um jovem que me mostrou uma resposta diferente.
 
Pesquisando canais de conteúdo diferenciado no YouTube, achei um TEDTalk com o título:  “O mundo precisa de pessoas mais curiosas.”  

 
O palestrante era um garoto de 23 anos: Cristian Reis Westphal, estudante de Engenharia Química e morador de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

10669 ead596d1 1d58 12c0 6a0e db0eb9d306b3
Filho do seu Martinho, dono de uma lojinha de peças de motos, e de dona Sirlei, uma vendedora ambulante, desde criança Cristian é viciado em ler. Era como se o moleque andasse com uma mochila cheia de pontos de interrogação: perguntava por tudo, seja qual fosse a área de conhecimento.
 
A bibliotecária Simone lhe dava carta branca para mexer nas estantes e, numa dessas visitas, o menino descobriu “Cosmos”, a famosa série feita pelo astrônomo Carl Sagan nos anos 80. Em seus 13 episódios, Cosmos explica as galáxias, planetas, constelações e buracos negros.

A astronomia se tornou a paixão da sua vida, mas adquirir conhecimento era difícil.

Em meados de 2007, 17 anos depois do advento da world wide web, Cristian teve acesso à internet discada — a uma “ultra” velocidade de 15kbps/s. Quando tinha sorte, encontrava algo sobre o assunto.

Vendo a paixão do filho, seu pai fez um esforço e lhe comprou um telescópio, um Greika de 1000x114mm. Cristian dormia lendo Galileu, sonhava com Newton e tomava café da manhã com Copérnico.  Devorava tudo sobre o assunto.
 
Aos 14 anos, seus professores já lhe pediam para dar aulas sobre astronomia.  Aos 15, palestrava sobre o Sistema Solar. 

Cristian queria que outros ficassem tão fascinados quanto ele, e numa noite de lua cheia, colocou seu telescópio no parque de uma cidade ao lado da sua. Dezenas de pessoas rodearam o telescópio, até que uma senhora octogenária chegou perto e lhe perguntou:
 
“Isso é uma bazuca?” 

Cristian explicou que era um telescópio, utilizado para observar corpos celestes e que, naquele momento, estava apontado para Saturno. Ela colocou o olho na ocular e permaneceu lá por alguns minutos, qual uma estátua.
 
Quando terminou, seus olhos estavam cheios d’água.  “Essa é a coisa mais linda que já vi na vida,” disse a senhora ao menino. Cristian conta essa história chorando.
 
Numa época em que alguns tentam desacreditar a ciência, Cristian sabe que a troca de conhecimento e o acesso à informação podem literalmente mudar a vida das pessoas. 

“Se aquela senhora tivesse conhecido a astronomia antes, não poderia ser mais uma apaixonada e divulgadora científica?” pergunta Cristian, que criou canais de ciência e astronomia para que mais pessoas tivessem acesso.

Ao se formar em 2012, fez o ENEM, mas sua colocação não lhe garantiu bolsa numa boa faculdade.  Alguma similaridade com Tesla, Edison, Bell ou Einstein, gênios subestimados na escola formal?

Na segunda tentativa, Cristian conseguiu uma bolsa para engenharia química.  Está fazendo o curso, e em seguida quer cursar astrofísica.

Ele dá palestras, já lançou foguetes feitos com garrafas pet, construiu um telescópio, fez relógio de sol, e lê as estrelas como lemos jornal. Visita escolas para ensinar alunos mais velhos — e mostrar que a ciência pode ser divertida e mudar nossas vidas.

Para ele, a criança “nasce científica”, e vai perdendo a curiosidade ao longo da vida.  Sua autodeclarada missão é mudar isso.

Elon Musk é sulafricano, e com 23 anos anos foi parar nos Estados Unidos: seu sonho era construir foguetes. (O resto é história.)

Cristian nasceu em Gravataí, tem 23 anos, e seu sonho é conseguir comprar um planetário Inflável e fazer réplicas de foguetes históricos para exposição.

Dona Sirlei, Seu Martinho, parabéns pelo filho que criaram:  em nenhum momento ele falou em “mudar o mundo”, mas já está mudando.

E nós, “empreendedores que queremos mudar o mundo” e sonhamos com unicórnios, temos muito o que aprender com Cristian. Muito.


João Ricardo Mendes é fundador do Hurb/Hotel Urbano.com.