
A astronomia se tornou a paixão da sua vida, mas adquirir conhecimento era difícil.
Em meados de 2007, 17 anos depois do advento da world wide web, Cristian teve acesso à internet discada — a uma “ultra” velocidade de 15kbps/s. Quando tinha sorte, encontrava algo sobre o assunto.
Vendo a paixão do filho, seu pai fez um esforço e lhe comprou um telescópio, um Greika de 1000x114mm. Cristian dormia lendo Galileu, sonhava com Newton e tomava café da manhã com Copérnico. Devorava tudo sobre o assunto.
Cristian queria que outros ficassem tão fascinados quanto ele, e numa noite de lua cheia, colocou seu telescópio no parque de uma cidade ao lado da sua. Dezenas de pessoas rodearam o telescópio, até que uma senhora octogenária chegou perto e lhe perguntou:
Cristian explicou que era um telescópio, utilizado para observar corpos celestes e que, naquele momento, estava apontado para Saturno. Ela colocou o olho na ocular e permaneceu lá por alguns minutos, qual uma estátua.
“Se aquela senhora tivesse conhecido a astronomia antes, não poderia ser mais uma apaixonada e divulgadora científica?” pergunta Cristian, que criou canais de ciência e astronomia para que mais pessoas tivessem acesso.
Ao se formar em 2012, fez o ENEM, mas sua colocação não lhe garantiu bolsa numa boa faculdade. Alguma similaridade com Tesla, Edison, Bell ou Einstein, gênios subestimados na escola formal?
Na segunda tentativa, Cristian conseguiu uma bolsa para engenharia química. Está fazendo o curso, e em seguida quer cursar astrofísica.
Ele dá palestras, já lançou foguetes feitos com garrafas pet, construiu um telescópio, fez relógio de sol, e lê as estrelas como lemos jornal. Visita escolas para ensinar alunos mais velhos — e mostrar que a ciência pode ser divertida e mudar nossas vidas.
Para ele, a criança “nasce científica”, e vai perdendo a curiosidade ao longo da vida. Sua autodeclarada missão é mudar isso.
Elon Musk é sulafricano, e com 23 anos anos foi parar nos Estados Unidos: seu sonho era construir foguetes. (O resto é história.)
Cristian nasceu em Gravataí, tem 23 anos, e seu sonho é conseguir comprar um planetário Inflável e fazer réplicas de foguetes históricos para exposição.
Dona Sirlei, Seu Martinho, parabéns pelo filho que criaram: em nenhum momento ele falou em “mudar o mundo”, mas já está mudando.
E nós, “empreendedores que queremos mudar o mundo” e sonhamos com unicórnios, temos muito o que aprender com Cristian. Muito.
João Ricardo Mendes é fundador do Hurb/Hotel Urbano.com.