Enquanto algumas cidades e Estados começam a discutir como reabrir a economia, um grupo de startups uniu forças para colocar de pé um projeto de testagem em massa da população — um fator essencial para garantir o sucesso de qualquer política que permita o fim do isolamento social. 

Batizado de #2em2, o movimento foi idealizado pela Vitta, uma startup de prontuário de saúde e telemedicina, e conta com a participação da Rappi, Loggi, Stone, Cia da Consulta, Mattos Filho e XP, além da administradora de shoppings Iguatemi, que disponibilizou seus shoppings para a coleta.

Os testes de resposta imunológica (ou ‘testes sorológicos’) começaram a ser vendidos hoje no app da Rappi por R$ 251 cada (preço de custo). Esses testes são mais complexos e seguros que os ‘testes rápidos’ vendidos em farmácias e, por isso, mais caros.

Ao comprar, o consumidor escolherá o dia, horário e local que quer fazer o teste e depois irá de carro ao estacionamento de um dos shoppings cadastrados para realizar a coleta. (A testagem será feita apenas pelo drive-thru para evitar filas e aglomerações). 

Segundo Tiago Barros, o cofundador da Vitta, todas as empresas estão trabalhando a preço de custo. A Stone fará o processamento dos pagamentos; a Cia. da Consulta, a aplicação dos testes; e a Loggi, o transporte dos testes prontos até os laboratórios. O resultado sai em dois a cinco dias e o link para acessar o resultado é enviado por email para o consumidor. 

A grande sacada é que para cada teste comprado as empresas doarão outro para hospitais públicos e filantrópicos — ajudando a aumentar a escala de testagem num momento em que o Poder Público enfrenta dificuldades para disponibilizar ‘testes rápidos para toda a população.


Até 11 de maio, o Ministério da Saúde havia distribuído cerca de 5 milhões de ‘testes rápidos’ (o suficiente para apenas 2,5% dos brasileiros).

“Nosso grande sonho é criar um movimento replicável e que sirva de exemplo para outras regiões,” Tiago disse ao Brazil Journal. “Queremos que outras empresas, de outras regiões do Brasil, se juntem e também façam um movimento desse tipo, testando milhões de brasileiros.”

Por enquanto, os recursos para a doação dos testes vieram apenas das seis empresas envolvidas, que garantiram uma quantidade inicial de 10 mil testes. Quem quiser ajudar pode contribuir clicando neste link

Na segunda, o shopping Iguatemi São Paulo, que fica na Avenida Faria Lima, já começará a coletar os primeiros testes, atendendo até 800 pessoas por dia. Conforme a demanda crescer, outros shoppings da administradora ficarão disponíveis.

Tiago explica que para escolher e aprovar os testes o grupo formou um board médico composto por oito especialistas e liderado pelo Dr. Elias David Neto, do Hospital Sírio Libanês. 

O resultado: os testes aplicados pelo #2em2 são têm uma eficácia média de 94%, bem acima da média do mercado.

Apesar de importante na retomada da economia, Tiago lembra que a resposta imunológica não necessariamente significa um ‘passaporte de imunidade’. 

“Se [o teste] der positivo, ele indica que a pessoa já teve contato com o vírus, mas isso não é um atestado de imunidade,” diz ele. “As pesquisas ainda não conseguiram provar que todo mundo que tem contato com o vírus se torna imune.”