Na primeira movimentação em seu C-Level desde que Gustavo Pimenta assumiu como CEO, a Vale anunciou a saída do vice-presidente encarregado da área comercial.
Marcello Spinelli – cujo título formal é vp executivo de soluções de minério de ferro – estava na companhia há 22 anos. A saída não foi uma surpresa dentro da Vale. Spinelli era muito próximo do ex-CEO Eduardo Bartolomeo e havia tentado se viabilizar como seu substituto.
O executivo, que atuou como CEO da VLI de 2011 a 2019, será substituído interinamente pelo diretor de desenvolvimento de produtos e negócios, Rogério Nogueira. Rogério está há 10 anos na companhia, depois de passar 6 na BHP.
Pimenta tomou posse em 1° de outubro.
A Vale tem oito vps, além do CEO, e novas trocas são esperadas nos próximos meses.
Outro motivo para as mudanças terem começado na área comercial tem a ver com um reposicionamento da Vale nessa frente.
Num contexto de mercado mais apertado – com a China desacelerando e Simandou começando a produzir nos próximos anos – Pimenta quer uma empresa mais ‘customer centric.’
“Vamos falar muito de cliente daqui pra frente, portanto nada mais natural do que começar pela área comercial,” disse uma fonte com interlocução com o CEO.
Como parte das mudanças, a área de relações governamentais deve sofrer um spinoff. Hoje essa área está debaixo de Alex D’Ambrosio, cuja vice-presidência inclui ainda o jurídico, tributário, regulatório, assuntos internacionais e comunicação.
Pimenta pretende trazer ou um novo vp para a área de relações governamentais ou transformá-la numa diretoria com reporte direto para o CEO. “Essa área adquiriu tamanha relevância na Vale que merece um executivo com dedicação exclusiva,” disse a fonte.