O Santander promoveu Guilherme Bernardes ao cargo de chief marketing officer (CMO) do banco, optando por uma solução doméstica para substituir Juliana Cury, que deixou o banco em dezembro para voltar para o Itaú.
Bernardes chegou ao Santander como superintendente executivo de marketing em 2024, responsável pelas áreas de conta e cartão Free, além da compra de mídia.
Na época, ele foi contratado pela própria Juliana para integrar o time.
Há 20 anos no mercado publicitário, o novo CMO tem passagens pelo Google e por agências como DPZ, DM9, Leo Burnett e CP+B.
Bernardes começa no cargo assinando a campanha institucional do retorno do Santander como patrocinador da Fórmula 1.
“Queremos ter um posicionamento de marca contínuo e consistente, mostrando que estamos ao lado do cliente e vamos caminhar juntos nos momentos decisivos,” disse ele, em nota divulgada pelo banco.
Na campanha criada pela agência Droga5 São Paulo, o Santander Brasil hasteou a bandeira quadriculada – tradicional nas corridas de Fórmula 1 – no seu edifício-sede, em São Paulo.
A ação faz parte das ativações do Santander Select, o segmento de alta renda do banco, e deve nortear a comunicação da empresa este ano.
Com a decisão de buscar seu novo CMO “dentro de casa”, Bernardes foi escolhido após um processo de seleção que avaliou nomes internos e do mercado.
Ele já era o responsável pela assinatura do contrato das ativações de marketing do show de Lady Gaga em Copacabana, que terá o Santander como patrocinador master.
O CMO será ainda o interlocutor do banco com as agências LePub (do Publicis Groupe) e Droga5 São Paulo, responsáveis pela execução de 30% do orçamento criativo do banco no País.