Cuidado, Joesley!

Ao que tudo indica, as chamadas carnes veganas (sim, vivemos para ver isto) vão virar mainstream mais rápido do que você consegue dizer ‘Quarterão com Queijo’.

Com o IPO bem sucedido da Beyond Meat e depois que o Burger King começou a vender os burgers veganos da Impossible Foods várias redes de fast food estão olhando para as carnes sintéticas com água na boca.

O CEO do KFC, Kevin Hochman, disse que já estuda incluir em seu cardápio uma alternativa vegana ao frango frito algo que (também para ele) era impensável até outro dia.

“Se você me fizesse a mesma pergunta há seis meses eu teria dito que não, para ser completamente sincero,” Hochman disse ao Business Insider. “Porque nosso negócio é frango frito.”

O que mudou de lá para cá?

Hochman passou as últimas duas semanas se reunindo com os grandes fabricantes do setor. A ideia era entender como seria um frango à base de plantas e quais as opções disponíveis no mercado. (Ao que tudo indica, ele gostou do que viu).

“Se o buzz em torno de companhias como a Impossible Foods e Beyond Meat se transformar numa demanda de longo prazo dos consumidores, o KFC certamente testará frangos à base de plantas,” disse ele.

A mudança de paradigma vem na esteira do sucesso do experimento de algumas redes.

Em abril, o fluxo nas lojas do Burger King que oferecem o Impossible Whopper subiu 18%, segundo uma pesquisa do InMarkets. No mesmo período, o tráfego nos restaurantes que não tem a opção vegana caiu 1,8%.

Na White Castle, uma das primeiras redes a adicionar os produtos da Impossible Foods, a ‘carne fake’ também superou as expectativas: nos dois meses seguintes à introdução, houve um aumento de 4 pontos percentuais nas vendas ‘mesmas lojas’.

A história se repetiu na Del Taco, uma cadeia americana de tex-mex: desde que incorporou um taco recheado com carne da Beyond Meat ao cardápio, vários consumidores que nunca haviam ido aos restaurantes da rede começaram a frequentá-los, segundo o CEO John Capassola.

Com a boa aceitação do público, até a indústria tradicional está entrando no jogo.

Na segunda-feira, a Nestlé anunciou seu próprio hambúrguer vegano: o Awesome Burger, que deve sair da grelha no fim do ano.

Desenvolvido pela Sweet Earth, marca de produtos naturais adquirida pela Nestlé em 2017, o Awesome será feito com proteína de ervilha amarela e trigo e vendido em supermercados, restaurantes e universidades.

O McDonald’s, que recentemente adicionou opções veganas ao seu menu na Finlândia e Suécia, está estudando lançar um produto semelhante nos EUA, ainda que não no curto prazo.

“Acertar [no lançamento] é melhor do que fazer às pressas”, o CEO Steve Easterbrook disse num evento a investidores semana passada.

Outras redes já tomaram a dianteira: a TGI Fridays, Carl’s Jr e Red Robin aderiram recentemente à onda veggie, colocando hambúrgueres da Beyond Meat em seus menus.

No setor de frangos, a pioneira foi a Chick-fil-A, que está nos estágios iniciais para lançar sua opção vegana.

Hoje, mais de 20 mil restaurantes americanos já oferecem as ‘carnes fakes’ da Impossible Foods e da Beyond Meat, estimam as duas empresas.

Segundo o The Wall Street Journal, a alta demanda tem surpreendido até mesmo as fabricantes, que tem penado para dar conta do recado. Nos últimos meses, diversos restaurantes de pequeno e médio porte tiveram problemas com o abastecimento dos hambúrgueres das duas fabricantes.

Uma rede passou semanas sem receber uma nova leva de carnes da Impossible Foods, enquanto outra ficou com o estoque no limite por vários dias. “Vai levar um tempo para voltarmos à sincronização correta de oferta e demanda,” David Lee, o CFO da Impossible, disse ao WSJ.  

No ano passado, a Beyond Meat abriu uma nova fábrica em Missouri e fechou parceria com três outros fabricantes para triplicar a capacidade produtiva, que hoje comporta a venda a 11 mil restaurantes.  

Para quem investiu no setor, as carnes à base de plantas tem se provado um prato suculento. Depois de sair a US$ 25 em seu IPO em março, as ações da Beyond Meat negociam a US$ 101.

ARQUIVO BJ

O hambúrger free-boi