As famílias Galvão, Pires Oliveira Dias e Pipponzi — controladoras da RD Saúde, dona das redes Raia e Drogasil — acabam de renovar seu acordo de acionistas por mais 10 anos e anunciar uma expansão do board da empresa, que passará a ter mais independentes.

O novo acordo passa a vigorar em 10 de novembro, quando se encerra o acordo atual.

Pela primeira vez desde que investiram na então Droga Raia, em 2008, os fundadores da Natura — Guilherme Leal, Luiz Seabra e Pedro Passos — estão deixando o grupo de controle, mas pretendem continuar como acionistas, a companhia disse agora há pouco.

Quando a Raia e a Drogasil se uniram numa fusão em 2011, criando a companhia que hoje vale R$ 40 bilhões, um acordo de acionistas de longo prazo foi necessário para unir grupos que eram adversários históricos.

O acordo — que ainda hoje governa acionistas com 35% do capital da companhia — instituiu um lockup sobre ações que totalizam 30% do capital. Nesta renovação, o lockup deixará de existir, abrindo espaço para que os controladores vendam parte de suas posições. 

As três famílias que permanecem no acordo estão há mais de 40 anos na empresa e algumas participaram da fundação das duas redes. João Batista Raia, que fundou a Raia em 1905, é avô do chairman da companhia, Antonio Carlos Pipponzi, e bisavô de Eugênio de Zagottis, o atual CFO; a família Pires é a fundadora da Drogasil; e os Galvão são investidores da empresa desde a década de 70. 

“Se a gente quisesse ir embora, estaríamos reduzindo investimento.. Estamos fazendo o contrário. Estamos investindo pesado para nos tornarmos um ecossistema e a companhia está num ponto de inflexão,” Eugênio disse ao Brazil Journal. “Não precisa de lockup para reforçar o nosso compromisso de longo prazo com o negócio”

A RD também anunciou que está expandindo de 9 para 11 o número de conselheiros em seu board, que agora será composto por cinco independentes e seis indicados pelos controladores. 

Os quatro novos nomes são: Denise Santos, CEO da Beneficência Portuguesa e ex-CEO do Hospital São Luiz, e que deve agregar sua experiência em saúde; Sylvia Leão, que foi executiva em empresas como WalMart Brasil, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour e tem amplo conhecimento em gestão de pessoas; César Gon, fundador e CEO da CI&T, consultoria especializada em transformação digital; Philipp Povel, o cofundador da Dafiti que vai ajudar na estratégia da RD de construir uma plataforma de saúde.

A chapa também inclui Marco Bonomi, o ex-diretor geral do Itaú Unibanco que já fazia parte do conselho da RD.