As ações PN da Petrobras romperam — para baixo — a marca dos 9 reais e agora caem cerca de 4,7%, negociadas a 8,93 reais.

As ações chegaram a negociar a 8,83 no pregão desta segunda-feira.

O petróleo continuou a cair esta manhã, com o Brent negociando a 55 dólares/barril pela primera vez desde maio de 2009.

Além disso, uma matéria no Valor Econômico de hoje detalha os desvios na comunicação institucional da Petrobras nos últimos anos.

O Valor teve acesso ao depoimento que Geovane de Morais, ex-gerente da área de comunicação da Diretoria de Abastecimento da estatal, deu a uma comissão interna de apuração de desvios.  O depoimento foi prestado em 13 de março de 2009.

Segundo Morais, em janeiro de 2008 o então Presidente Lula exigiu que a Petrobras patrocinasse as escolas de samba do Rio no Carnaval daquele ano.  Quando a área técnica disse que não havia tempo hábil para os trâmites necessários, “a questão foi parar na Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto de onde voltou com uma ordem para que fosse feito o patrocínio das escolas, pois ‘o presidente quer porque quer’.”

Morais notou em seu depoimento que o orçamento da comunicação institucional da estatal passou de 120 milhões de reais em 2002 para 1,2 bilhão de reais durante a gestão petista (de 2003 até agora).

ATUALIZAÇÃO:  Petrobras PN fechou em queda de 8% a 8,61 reais.