A volatilidade da Bolsa americana nos últimos dias dividiu o mercado entre aqueles que acham que esta é apenas uma correção dentro de um ‘bull market’ que continua… e os que chamam aqueles de ingênuos. 

Dennis Gartman está no último campo.  

Gartman — cuja newsletter ‘Gartman Letter’ circula diariamente desde 1987 (o ano em que Nova York viveu sua ‘Black Monday’) — não tem dúvida de que a festa acabou.

“Estamos no início de um ciclo substancial de ‘bear market’,” ele disse à Bloomberg.

Abaixo, seus principais comentários:

 

“Temos que lembrar que, entre 19 e 21 de outubro de 1987, caímos quase 24% se eu me lembro corretamente. Agora, caímos só 4,5%, 5%, com a maior queda em torno de 10%.”  

“O mercado está bem mais maduro que naquela época. Hoje temos derivativos de melhor qualidade e entendemos melhor alguns dos problemas que são inerentes aos mercados de derivativos. Também temos melhores serviços de notícias, uma melhor disseminação de notícias e talvez um melhor entendimento delas.”

“Mas temos dificuldades à frente. Acho que os últimos dias são apenas o início do que pode ser um substancial ‘bear market’ no mercado de ações.”

“Acho engraçado quando vejo as pessoas dizerem que o bear market começa com uma queda de 10%. Pra mim, qualquer queda de 5%, 7% é um baque razoavelmente significativo para o equity de qualquer um. Não ficaria surpreso se a gente tiver isso, considerando que esse ‘bull market’ começou em 2009, quando o S&P 500 bateu em 666 pontos.”

“Foram 9 anos de bull market. Podemos devolver 12%,15%, 17% ao longo dos próximos meses? Não me surpreenderia nada. Na verdade, eu ficaria surpreso se isto não acontecer.”

“As ações estavam flagrantemente ‘overbought’ (sobrecompradas). As pessoas estavam apaixonadas por ações desde novembro, ficaram ainda mais em dezembro, e dramaticamente em janeiro.”

“Temos um início de inflação. E o 2,9% de aumento na renda anunciado no mês passado é o início de alguma coisa. Se você viajar pelo país e conversar com empresários, verá que a maior preocupação é o custo da mão-de-obra. Eles não conseguem encontrar empregados e o custo está subindo.” 

“Os preços das commodities já atingiram seu nível mais baixo, e acho que agora vão subir.”

“Dou muito peso ao que vem acontecendo no comércio internacional. [O Governo Trump] tomou uma péssima decisão impondo taxas de importação em máquinas de lavar e painéis de energia solar. Agora, os chineses impuseram tarifas sobre os grãos que exportamos para eles. É olho por olho, e isso me preocupa muito. Há muitas coisas preocupantes neste momento que as pessoas não estão levando em consideração.”

“Acho que o Fed vai errar. Historicamente o Fed tem errado. Tenho grande respeito por Powell, acho que ele vai fazer um bom trabalho, ele é bem mais moderado nas suas políticas, mas acho que o Fed deve provavelmente subir os juros 4 vezes este ano. Provavelmente, 25 pontos-base a cada vez.”

“Espero que a gente não empurre demais o Fed, o que poderia inverter a curva. Mas certamente vamos ver as taxas subirem pelo menos 100 pontos-base para os juros curtos e talvez 50-75 pontos base na ponta longa da curva. Isso vai fazer os títulos um veículo de investimento competitivo com equities.”

“Eu acho que se deve reduzir posições em ações de forma dramática. Eu compraria commodities. Comparativamente ao preço das ações, as commodities estão ridiculamente baratas. Se eu só puder comprar uma coisa, eu provavelmente compraria trigo. Sei que pode ser difícil pra muita gente. Mas tem os ETFs (exchange-traded funds) que permitem efetivar a compra.”