Os canadenses estão irritados com a truculência do Governo Trump — e com pouca vontade de ir aos Estados Unidos.

Ao implementar tarifas contra um grande aliado e insistir que o Canadá se torne o 51º estado americano, Trump despertou o senso de patriotismo dos vizinhos, que estão comprando menos passagens para os EUA. 

O número de reservas em voos do Canadá para os EUA entre abril e setembro caiu mais de 70% em comparação ao ano passado, segundo dados da OAG.

As companhias aéreas que realizam rotas entre os dois países também estão reduzindo capacidade, disse a Axios, em um sinal claro de que estão vendo ou antevendo menos demanda.

A Air Canada acusou uma redução na demanda ao site The Points Guy, mas disse que os números da OAG não refletem o estado atual do mercado.

O site afirma que uma queda de 10% no número de visitantes canadenses custa às empresas americanas até US$ 2,1 bilhões em receita.

A relutância em visitar os EUA nos próximos meses pode não ser um fenômeno estritamente canadense, disse a Axios, diante de temores com relação às detenções de imigrantes que têm ocorrido na entrada e dentro dos EUA.

Tanta incerteza acertou em cheio as ações das principais companhias aéreas americanas — Delta, United e American —, que caem pelo menos 25% este ano.