CAMBRIDGE, Massachusetts – Mike Pell, o designer veterano do Vale do Silício, criador do Acrobat e do PDF, e hoje na Microsoft, descreveu a revolução feita na empresa pelo CEO Satya Nadella.

Usando seu traje costumeiro – chapéu e bota de cowboy – Pell disse que a Microsoft “deixou de ser uma empresa cloud first e [a partir do último ano] toda linha de produtos é construída sobre inteligência artificial”.

Para ele, o grande responsável pela transformação recente, que colocou a companhia de volta no topo, deve ser creditada a Nadella, que se tornou CEO em 2014, substituindo Steve Ballmer. 

Nadella é apenas o terceiro CEO na história de quase quatro décadas da companhia. (Viu, Petrobras?)

Satya Nadella“Satya sabia que precisava mudar a cultura da empresa, e não lançar novos produtos e serviços,” disse Pell, em sua conversa com Luís Alberto Nogueira, da Segura AI, no segundo dia da Brazil Conference.

Nadella promoveu uma pequena revolução interna, fazendo com que os executivos parassem de competir uns contra os outros e passassem a trabalhar de maneira colaborativa e transversalmente entre os times, disse Pell.

“Tivemos que dar um passo atrás e consertar nós mesmos. Durante 20 anos, fomos muito competitivos uns com os outros. Não jogávamos limpo.”

A remuneração dos profissionais era baseada na excelência individual, no desempenho de cada um. Agora, a avaliação envolve o desempenho do time e do trabalho com outros times.

“Isso contribuiu para incentivar a criatividade e a inovação,” disse Pell. “A magnitude da transformação foi impressionante.”

Pell comanda atualmente o Microsoft Garage, um programa de inovação da big tech que incentiva os funcionários a desenvolver novos produtos não relacionados às suas áreas diretas de atuação.

O designer foi um dos pioneiros da visualização digital e, em 1990, criou o PDF enquanto trabalhava para a Adobe.

Indagado sobre um conselho que daria a um jovem Pell em começo de carreira, brincou: “Não venda ações da Adobe.”

Ele lamenta até hoje ter vendido precipitadamente as stock options que recebeu por ter inventado o PDF e o Acrobat.