Jon Stewart é uma das pessoas mais inteligentes que eu conheço.

Sua capacidade de analisar a agenda política e de costumes e expor a hipocrisia dos políticos americanos fez de mim um telespectador diário (quer dizer, noturno) do seu Daily Show, na Comedy Central — o melhor programa de sátira sobre o noticiário do dia e o celeiro que revelou ao mundo talentos como Stephen Colbert, Larry Wilmore e Jordan Klepper. 

Enquanto os outros late-night shows baseavam seus monólogos em assuntos da pop culture, Stewart apostou tudo na conversa sobre política e políticas públicas. E estourou.

Na chamada ‘comedy infotainment’ — o gênero inventado pelo Daily Show — os únicos capazes de ter a mesma profundidade e empatia de Stewart são Bill Maher e Colbert, não por coincidência, um de seus melhores amigos.

Agora, seis anos depois de apresentar a última edição do Daily Show, o comediante está de volta com um novo show na Apple TV+, com o título propositalmente ambíguo de “The Problem with Jon Stewart”.

“Vamos colocar uma vírgula nisso aí, pessoal,” Stewart brinca no trailer que promove o show.

Obviamente, o problema não está em Jon Stewart, mas na América cada vez mais polarizada politicamente, dividida racialmente e desigual economicamente — matéria-prima farta para o novo programa.

Como o título sugere, Stewart vai focar cada episódio na discussão de um problema da atualidade. O trailer mostra que até Janet Yellen — a ex-chefe do Fed e agora Secretária do Tesouro — já foi entrevistada, aparentemente para discutir desigualdade.

O programa vai ter periodicidade quinzenal e estreia nesta quinta-feira.