(You may need a coding school diploma to understand this one.)

Em sua segunda aquisição desde que foi fundado, o Nubank acaba de comprar a Cognitect, uma consultoria de engenharia de software que criou a linguagem Clojure e o banco de dados Datomic, ambos usados pelos desenvolvedores do Nubank. 

Parte do atrativo da aquisição é o know-how dos programadores da Cognitect, que vai ajudar a otimizar a capacidade de desenvolvimento de software do Nubank, garantindo que a fintech “continue escalando sua operação de maneira sustentável.” 

Mas a empresa disse que também vai assumir os produtos e serviços da Cognitect e que a compra não é um “acqui-hiring” — como a aquisição da consultoria PlataformaTec em janeiro. 

(Num “acqui-hiring”, uma empresa compra outra apenas para incorporar seus funcionários. Esse tipo de aquisição tem se tornado comum no Brasil dada a escassez de talentos na área de tecnologia). 

O relacionamento do Nubank com a Cognitect vem de longa data. Desde 2014, a americana presta consultoria à startup brasileira e foi ela que ajudou a fintech a desenvolver seus primeiros produtos. 

Edward Wible, o co-fundador e CTO do Nubank, disse que o objetivo é ter o “time técnico mais talentoso do mercado” e que a Cognitect tem entre seus funcionários “alguns dos maiores especialistas do mundo” em linguagem funcional — uma forma diferente de abordar a resolução de problemas na codificação e que trata a programação como funções matemáticas, evitando estado e dados mutáveis.  

Desde o ano passado, o time da engenharia do Nubank mais que dobrou de tamanho, passando de 281 programadores para cerca de 600.