10888 3e395800 b63c 9f77 20e5 329b9c5bcd59Wesley Mendonça Batista Filho está assumindo a presidência da Seara, um movimento que dá a um dos herdeiros da JBS responsabilidade pelas principais marcas da empresa e produtos de maior valor agregado no Brasil.  Ele vai acumular a Seara com seu cargo atual, presidente da JBS América do Sul.  

Wesley, que tem 28 anos e trabalha na companhia há 10, vai substituir Joanita Karoleski, uma ex-executiva da Bunge que assumiu a Seara há sete anos a convite do CEO Gilberto Tomazoni.  Nos últimos anos, a Seara reinventou sua marca e passou a competir de igual para igual com a Sadia e Perdigão, marcas da BRF.  Depois de ajudar na transição, Joanita pretende se dedicar a projetos sociais.

Conhecedor de minúcias do funcionamento da empresa e capaz de discorrer horas sobre as propriedades de cada corte de churrasco, Wesley manteve um perfil privado ao longo de toda sua carreira na empresa, o que de certa forma o protegeu de todas as crises que a JBS atravessou. Suas áreas de reporte direto hoje fazem de 20 a 25% do faturamento global da companhia, incluindo as exportações com origem no Brasil.

Depois de começar como trainee na planta de Greeley, no Colorado, Wesley ocupou diversos cargos na empresa fundada por seu avô.  

Em 2014, assumiu a presidência das operações no Canadá, e, antes de assumir a América do Sul, ficou responsável pela principal operação de bovinos nos EUA, a JBS USA Beef. 

Wesley não é o único da terceira geração dos Batista trabalhando na companhia: seu irmão Henrique é executivo na Friboi, a maior operação de bovinos da empresa no Brasil.

O executivo assume a Seara no momento em que a JBS se prepara para listar suas operações internacionais nos EUA, uma transação que visa capturar para a empresa um múltiplo mais próximo de suas concorrentes globais.  Além disso, o BNDES, que tem 21,3% da companhia, deve vender sua participação, em parte ou no todo, nos próximos meses.

SAIBA MAIS

BNDES começa a contratar bancos para vender 50% da fatia na JBS