O BNDESPar quer vender metade de sua participação na JBS em uma oferta a ser realizada ainda este ano ou no começo do próximo, fontes com conhecimento do assunto disseram ao Brazil Journal.

O BNDES já enviou um pedido de propostas a bancos e deve contratar o coordenador nos próximos dias. A Reuters já havia reportado a movimentação do BNDES anteriormente. 

O banco de fomento tem 21,32% da JBS. A valores de mercado, a venda de metade dessa participação movimentaria quase R$ 8 bi. 

O pedido de propostas não especifica prazos, mas diz que a intenção é vender 50% da posição. 

A ideia é sair com a oferta ainda em dezembro, ou no mais tardar, em janeiro, quando — ao menos em tese — há mais apetite dos investidores para ofertas de maior porte. Assim que for tomada a decisão, a oferta deve ir rapidamente a mercado.

A companhia deve seguir o rito da Instrução 476, que permite a oferta para 75 investidores dos quais 50 podem investir de fato, ou da Instrução 400 EGEM, voltada para “emissores com grande exposição ao mercado”. 

Uma oferta nos próximos meses seria feita com os resultados do terceiro trimestre, que serão divulgados amanhã.

A operação deve ser coordenada por bancos brasileiros e europeus, pois os bancos americanos têm restrições para atuar junto a JBS por restrições de compliance.