Numa decisão que o tempo julgará absurdamente tola ou corajosa, a Natura disse que fez uma proposta vinculante à L’Oréal para comprar a The Body Shop, avaliando a marca de cosméticos e sua rede de mais de 3.000 lojas em €1 bilhão, valor que inclui tanto o equity quanto a dívida a ser assumida. O acordo foi assinado hoje em Paris.

A aquisição vai exigir uma enorme atenção da Natura para reenergizar um negócio cuja melhor época já passou, na opinião de muitos analistas, e vem num momento em que a própria Natura luta para voltar a crescer no mercado brasileiro, onde enfrenta concorrência em várias frentes e a migração para um modelo multicanal.

A Natura disse ainda que já tem aprovado o financiamento “em montante suficiente para o pagamento da totalidade do preço de aquisição no fechamento da operação.”
 
A compra pode fechar ainda este ano, dependendo da aprovação das autoridades no Brasil e EUA.
 
A empresa fará uma teleconferência com investidores na segunda-feira, às 9 da manhã, para dar mais esclarecimentos.
 
“Os valores éticos e experiência da Natura fazem dela a perfeita nova controladora da The Body Shop para acelerar o rejuvenescimento da marca e sua futura expansão”, disse Jeremy Schwartz, chairman e CEO da The Body Shop.

Anteriormente, comentamos o riscos e a oportunidade desta aquisição aqui.